Política
Renan Calheiros nega interferência e defende candidatura de Paulão
Em nota oficial, o senador afirma que considera legítimo o direito dos partidos de formarem chapas e escolherem candid
Senador Renan Calheiros informou nesta quinta-feira (5) que não pretende vetar candidaturas nem influenciar processos internos de outras legendas em Alagoas. Segundo nota da sua assessoria, nunca houve objeção — direta ou indireta — a nomes disputarem mandato eletivo no estado.
Em nota oficial, o senador afirma que considera legítimo o direito dos partidos de formarem chapas e escolherem candidatos conforme sua convenção e o entendimento dos eleitores. Ele sublinha que “não faz parte de sua prática política interferir em decisões internas de outras siglas” nem estabelecer restrições à disputa democrática.
Referindo-se ao deputado federal Paulão (PT), Renan disse não apenas nunca ter imposto objeção à sua candidatura, como também defender que ele dispute as eleições de 2026 — seja à reeleição para a Câmara, seja — caso o Partido do Trabalhadores deseje — uma eventual disputa ao Senado.
“Jamais coloquei qualquer objeção a uma candidatura de Paulão. Não é do meu estilo estabelecer vetos ou criar dificuldades para aliados. Sempre tratei com respeito todos os que caminham conosco na política alagoana”, afirma Renan na nota.
Por fim, a assessoria reforça que o senador orienta sua atuação com base no diálogo e na busca de consensos, preservando alianças históricas e respeitando a autonomia dos partidos em seus processos internos.


