Política
Confirmado: Charles Hebert será candidato pela Federação Brasil em 26
Em conversa com Paulo Dantas, Charles Hebert também definiu compromisso com o projeto político do grupo
A Federação Brasil avança para consolidar uma das chapas mais competitivas da eleição proporcional de 2026. Entre os movimentos recentes, saiu a confirmação da candidatura do Charles Hebert, do PCdoB, que já comunicou ao governador Paulo Dantas que vai disputar uma das vagas da Assembleia Legislativa.
Primeiro suplente de vereador em Maceió, Charles Hebert assumirá mandato ainda este ano ou no começo do próximo. O gesto, articulado por dirigentes da Federação Brasil (PT, PV e PCdoB), pode ser o impulso que faltava para ele entrar na disputa como um dos nomes mais competitivos da chapa.
O entendimento selado abre caminho para que ele ocupe cadeira na Câmara Municipal, o que aumenta sua visibilidade e permite que ele se apresente ao eleitorado estadual com maior densidade política. Além de Hebert, o PCdoB deve apresentar ao menos mais uma candidata a vaga de estadual em 2026.
O movimento fortalece a chapa da Federação, que vai tentar ampliar a bancada em 2026. A expectativa — segundo os dirigentes — é de que a federação, hoje com duas vagas, dispute, com condições reais, a terceira cadeira na próxima legislatura.
Na conversa com Paulo Dantas, Charles Hebert também definiu compromisso com o projeto político do grupo. Ele garantiu apoio ao candidato a deputado federal indicado pelo governador.c
Internamente, avalia-se que o PCdoB, pela primeira vez desde a formação do bloco, terá um nome capaz de disputar diretamente uma das vagas da Assembleia Legislativa.
Disputa
O avanço da federação ocorre em meio à disputa mais acirrada dos últimos anos. Com a projeção de que o quociente eleitoral fique na casa dos 70 mil votos, PT, PV e PCdoB montam uma chapa competitiva. Ronaldo Medeiros e Sílvio Camelo devem ampliar a votação obtida em 2022, enquanto nomes como Teca Nelma, Judson Cabral, Davi Maia, Léo Loureiro e Charles Hebert compõem o grupo de puxadores.
Caso a vereadora Teca Nelma seja eleita deputada estadual, Charles Hebert, além de disputar o mandato na Assembleia, garante a permanência na Câmara Municipal por toda a legislatura — outro fator que fortalece seu projeto político.


