Política

JHC avança nas articulações para deixar Prefeitura e disputar governo

Segundo o secretário de Governo, Júnior Leão, o prefeito tem ampliado as articulações políticas tanto na capital quanto no interior do Estado

Por Blog de Edivaldo Junior 14/11/2025 04h04
JHC avança nas articulações para deixar Prefeitura e disputar governo
JHC articula possível candidatura ao governo em 2026. - Foto: Reprodução

A pouco mais de quatro meses do prazo legal para desincompatibilização, o prefeito de Maceió, JHC (PL), intensifica os preparativos para deixar o comando da capital e disputar o governo de Alagoas em 2026. Segundo o secretário de Governo, Júnior Leão, o prefeito tem ampliado as articulações políticas tanto na capital quanto no interior do Estado, com o objetivo de consolidar um projeto majoritário competitivo.

De acordo com Leão, JHC vem costurando alianças com lideranças municipais, deputados e dirigentes partidários, buscando formar uma ampla frente eleitoral que lhe garanta base sólida para a disputa estadual. Paralelamente, o prefeito também trabalha na formação de uma chapa de candidatos a deputado federal pelo PL, partido do qual é presidente no Estado.

A expectativa entre aliados é que o PL consiga eleger até duas vagas na Câmara Federal, com nomes competitivos em diferentes regiões do Estado. Nesse contexto, ganha destaque a possível candidatura de Marina Candia, esposa de JHC, que deve ser uma das principais apostas do grupo.

“Ela será a puxadora de votos da chapa”, confidenciou um interlocutor do PL, reforçando que Marina tem aparecido em pesquisas internas com bom desempenho, inclusive no Sertão alagoano. O problema é que ela também vem sendo citada em pesquisas para o Senado e em alguns levantamentos surge entre os dois ou três primeiros nomes para o Senado.

O secretário Júnior Leão avalia que JHC reúne todas as condições políticas e eleitorais para vencer a disputa pelo governo e, ao mesmo tempo, contribuir para eleger um senador ou senadora pela coligação. “Ele tem base consolidada, imagem positiva e uma administração bem avaliada. Hoje, JHC é um dos nomes mais fortes para 2026”, afirma.

Nos bastidores, há quem acredite que o grupo do prefeito poderá formar uma chapa completa, com JHC como candidato a governador e dois nomes ao Senado. Essa composição, segundo interlocutores próximos, depende do comportamento do quadro político estadual — especialmente da decisão do ministro dos Transportes que já sinalizou que disputará novamente o governo. No entanto, aliados do prefeito de Maceió apostam que Renan Filho (MDB), poderá optar por um projeto diferente “permanecendo em Brasília”.

Caso o ex-governador opte por permanecer em Brasília, seja como senador, ministro ou como eventual candidato a vice numa chapa de Lula, a avaliação entre aliados é que o caminho de JHC ficaria mais aberto. Na prática, o governo cairia no colo do prefeito.

Silêncio

Apesar das movimentações, JHC mantém o silêncio como aliado e evita declarações públicas sobre uma eventual candidatura. Em entrevistas e agendas oficiais, limita-se a dizer que está focado na gestão e na conclusão de projetos em andamento.

Nos bastidores, porém, é consenso que o prefeito trabalha com cenários alternativos: disputar o governo, uma vaga no Senado ou até mesmo permanecer no cargo, se as condições políticas se tornarem desfavoráveis até o início de abril — prazo final para deixar a Prefeitura e permitir que o vice, Rodrigo Cunha, assuma o comando de Maceió.