Política
JHC pode surpreender com mãe candidata a federal e Marina no Senado
A cada dia surgem novas articulações e possibilidades no grupo político do prefeito de Maceió
João Henrique Caldas, o JHC (PL), mostra habilidade política crescente. Fez acordo com Lula, Lira e os Renans? Será candidato em 2026? E sse sim, governo ou Senado? As respostas nunca sairam da boca dele. O silêncio é uma ferramenta importante que o prefeito de Maceió usa a seu favor. Enquanto mantém viva a curiosidade em torno do seu futuro político ele testa o nome dele e o da primeira dama, Marina Candia.
A cada dia surgem novas articulações e possibilidades no grupo político do prefeito de Maceió. Depois da boa aparição de Marina Candia na pesquisa do Instituto Falpe, que a colocou entre os nomes mais competitivos para o Senado, aliados mais próximos do prefeito já tratam como real a possibilidade de ela ser o nome escolhido por JHC para disputar a vaga majoritária.
O que poucos comentavam até agora, mas já circula nos bastidores, é que, caso Marina seja mesmo candidata ao Senado, JHC pode surpreender com outro movimento: lançar a mãe, a atual senadora Eudócia Caldas, como candidata a deputada federal. A estratégia, segundo interlocutores, teria como objetivo montar uma chapa competitiva, capaz de garantir presença do grupo na Câmara dos Deputados e ampliar o espaço de influência do PL em Alagoas.
Eudócia Caldas, que assumiu o mandato no Senado após articulação direta do filho com o então senador Rodrigo Cunha — que deixou o cargo para assumir a vice-prefeitura de Maceió —, vem consolidando sua atuação em Brasília. À frente do PL Mulher em Alagoas, ela mantém agenda intensa de compromissos, destacando-se pela parceria com a Prefeitura de Maceió em programas sociais e de saúde. Um dos mais relevantes é o programa que tem levado exames e cirurgias de catarata para diversas regiões do Estado, em uma ação conjunta com o governo municipal.
A movimentação reforça a força do núcleo familiar de JHC dentro do cenário político alagoano. Marina Candia, com forte presença nas redes sociais e visibilidade política em alta, aparece como uma da maiores apostas do grupo. Sua popularidade e o desempenho nas últimas pesquisas eleitorais a colocam como potencial puxadora de votos — seja na disputa para deputada federal, como se cogita, ou, agora, como candidata ao Senado.
Caso essa composição se confirme, o grupo do prefeito teria Marina disputando o Senado, Eudócia concorrendo à Câmara dos Deputados e JHC liderando as articulações regionais, com possibilidade de também encarar a candidatura de governador.
Outra alternativa em análise seria o retorno de João Antônio Caldas, o “Dr. JHC”, irmão do prefeito, que obteve mais de 90 mil votos nas eleições de 2022, mas acabou fora da Câmara por causa do quociente partidário. Ele seria uma opção a Eudócia na chapa proporcional, fortalecendo o projeto político da família.
O prefeito de Maceió tem trabalhado para montar uma chapa de federal com apoio de vereadores e lideranças da capital, articulando alianças que devem passar, inevitavelmente, pela definição do papel de Marina Candia nas eleições de 2026. A depender da estratégia adotada, JHC poderá consolidar uma estrutura familiar com forte presença política, capaz de influenciar tanto o cenário estadual quanto o nacional.

