Política
Redução da fome passa pelo crescimento econômico em AL, diz secretária
Em publicações recentes, ela apresentou dados oficiais que colocam o Estado em primeiro lugar no Brasil na redução da fome grave
A secretária de Planejamento e presidente estadual do PSB, Paula Dantas, destacou os resultados alcançados por Alagoas nas áreas social e econômica. Em publicações recentes, ela apresentou dados oficiais que colocam o Estado em primeiro lugar no Brasil na redução da fome grave (insegurança alimentar), como resultado das políticas implementadas pelo governo Paulo Dantas.
Entre 2022 e 2024, a insegurança alimentar caiu de 36,7% para 5% da população em Alagoas, melhor resultado do país, segundo o governo federal. No mesmo período, mais de 400 mil alagoanos saíram da extrema pobreza. Os números sustentam a conquista do Prêmio Brasil Sem Fome, que reconheceu o Estado como o que mais avançou no combate à fome.
A secretária também destacou a melhora dos indicadores econômicos. Alagoas teve o segundo maior crescimento de renda per capita do país e do Nordeste. “Em 2024, foram 71 mil novos postos de trabalho, com 1.600 novas empresas abertas. Dos 102 municípios, 99 tiveram saldo positivo na criação de empresas no primeiro semestre. Em sua última reunião, o Conedes aprovou sete novos empreendimentos, com R$ 53 milhões em investimentos e 1.500 empregos diretos e indiretos”, aponta Paula Dantas.
A secretária também lembrou que na indústria, o emprego cresceu 3,4% em 2024, e o valor agregado do setor aumentou 9,9% em 2022, o maior resultado do Nordeste e o quarto do Brasil.
Para Paula Dantas, os resultados mostram que a redução da pobreza e da fome está ligada à geração de emprego, renda e novos investimentos. “A economia mais forte melhora a vida das pessoas e garante condições reais de superação da pobreza”, afirmou.
Os avanços refletem uma estratégia de desenvolvimento que combina ações sociais e crescimento econômico, consolidando Alagoas entre os Estados que mais evoluíram nos últimos anos.
Entre principais ações destacadas por Paula Dantas, em suas redes sociais, estão programas que ajudam a melhorar o desenvolvimento social e econômico de Alagoas e contribuem diretamente para a redução da fome no Estado.
Veja quais são:
1. Programa Alagoas Sem Fome
Criado para garantir alimentação e dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade, o programa se tornou o principal símbolo das ações de combate à fome. Com doações e distribuição de alimentos a instituições em todo o Estado, o Alagoas Sem Fome ajudou a retirar centenas de milhares de pessoas da pobreza.
2. Cartão Cria
Voltado para gestantes e crianças até 6 anos, o programa já beneficia cerca de 130 mil mães e crianças, garantindo renda e apoio à alimentação familiar.
3. Cartão Escola 10
Com mais de 100 mil estudantes beneficiados, o programa estimula a frequência escolar e o desempenho estudantil, reforçando a política de incentivo à educação como meio de superação da pobreza.
4. Programa Emprega Mais
Voltado à inserção produtiva e capacitação profissional, o programa complementa as ações de combate à fome com geração de emprego e renda, criando oportunidades concretas de ascensão social.
5. Incentivo à economia e novos investimentos
Com políticas de atração de empresas e ampliação de empreendimentos locais, o Estado vem diversificando sua base produtiva, fortalecendo a indústria e estimulando o desenvolvimento regional.
Veja aqui o vídeo de Paula Dantas no Instagram


