Política
PT prepara “chapa do desafio” e busca eleger um federal em AL em 26
O nome resume bem a missão que o presidente estadual do PT, Ronaldo Medeiros, tem pela frente
Depois da “chapa do barulho”, da “chapa mágica”, da “chapa surpresa” e da “chapa do encanto”, começa a ganhar forma uma nova aposta no tabuleiro político alagoano: a “chapa do desafio”. O nome resume bem a missão que o presidente estadual do PT, Ronaldo Medeiros, tem pela frente — montar uma chapa competitiva de deputado federal dentro da federação que reúne PT, PV e PCdoB, com foco nas eleições de 2026.
Ronaldo viajou a Brasília nesta quinta-feira para se reunir com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, e outros dirigentes, em busca de apoio para estruturar uma chapa competitiva. O objetivo é garantir que a federação alcance o quociente eleitoral estimado em mais de 180 mil votos, para conquistar ao menos uma vaga na Câmara Federal por Alagoas no próximo ano.
O “plano A” do partido é manter o deputado federal Paulão como cabeça de chapa e principal puxador de votos. A tarefa, no entanto, não é simples. Paulão já manifestou publicamente o desejo de disputar o Senado, o que exigirá de Ronaldo Medeiros um esforço político adicional para convencê-lo a permanecer na disputa proporcional.
“O Paulão tem um nome forte e uma grande liderança no partido. Se ele decidir ser candidato, poderá ajudar a viabilizar a formação de uma chapa competitiva, com potencial de eleger ao menos um federal em 2026”, aponta Medeiros .
Além disso, o dirigente trabalha para atrair novos nomes do PT e de partidos aliados para a composição da chapa, reforçando a presença feminina e buscando maior diversidade regional. “O desafio é grande, mas o partido tem história, militância e estrutura para apresentar uma chapa forte e competitiva”, avalia um aliado de Ronaldo.
No encontro com Edinho Silva, Medeiros tratou da formação da chapa de deputado federal em Alagoas: “nacionalmente o esforço do partido é eleger uma bancada ainda maior em 2026, para ajudar no futuro governo do presidente Lula. Todos nós em Alagoas vamos trabalhar nesse sentido. Vamos debate com nossa militância e com os aliados, buscando garantir uma representação do PT de Alagoas na Câmara dos Deputados”, adianta.
O movimento conta com o apoio de Paulo Dantas, que já afirmou que ajudará o PT e Paulão na formação da chapa. O governador vê na federação um espaço importante para ampliar a base de sustentação política em 2026 e fortalecer a presença de aliados na bancada federal.
Se conseguir superar as resistências internas e garantir o engajamento da militância, o PT poderá transformar o que hoje é um desafio em uma possibilidade real. Mesmo diante de dificuldades semelhantes, o partido conseguiu assegurar – com a ajuda de aliados - representação própria na Câmara dos Deputados.


