Política

Paulo deve entrar na história como governador que acabou a fome em AL

De acordo com os dados do governo federal, entre 2022, quando Paulo Dantas assumiu o governo, até 2024, Alagoas reduziu a insegurança alimentar de 36,7% para 5%

Por Blog de Edivaldo Junior 21/10/2025 05h05
Paulo deve entrar na história como governador que acabou a fome em AL
Paulo Dantas conseguiu uma das maiores reduções da insegurança alimentar da história de Alagoas. - Foto: Reprodução/Instagram

Em pouco mais de três anos à frente do governo, Paulo Dantas consolidou uma marca inédita em Alagoas: além de dar continuidade aos investimentos estruturantes iniciados por Renan Filho, tornou-se o governador que mais reduziu a pobreza e a insegurança alimentar no Estado — e um dos que mais avançaram nesses indicadores em todo o país.

De acordo com os dados do governo federal, entre 2022, quando Paulo Dantas assumiu o governo, até 2024, Alagoas reduziu a insegurança alimentar de 36,7% para 5% - uma retração de 31,7 pontos percentuais, a maior redução do País.

Paulo Dantas, e conseguir novos avanços, deve entrar para a história como o governador que acabou com a fome em Alagoas – literalmente. Essa é uma obra e tanto, que certamente deixará marcas por gerações e gerações.

O primeiro reconhecimento oficial veio agora, com o Prêmio Brasil Sem Fome, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS). A premiação, criada este ano pelo governo federal, destacou Alagoas como o Estado que mais reduziu a insegurança alimentar entre 2022 e 2024, resultado direto de uma política pública integrada que alia assistência social, educação, saúde e geração de emprego.

A gestão Paulo Dantas manteve a “pegada” de investimentos herdada de seu antecessor — obras estruturantes, programas de mobilidade, novas escolas, novos hospitais e UPAs, educação de tempo integral e políticas de segurança —, mas passou a se diferenciar pela força e amplitude das ações na área social, com foco especial no combate à fome e na proteção à infância.

Programas e ações

Entre as ações que estão ajudando a transformar a realidade social em Alagoas estão:

1. Programa Alagoas Sem Fome

Símbolo da política social do governo Paulo Dantas, o programa articula ações intersetoriais que vão da criação de creches e praças à instalação de complexos nutricionais e restaurantes populares. Também promove a distribuição de alimentos e o estímulo à produção local com hortas urbanas em escolas estaduais e parcerias com a agricultura familiar.

2. Cartão Cria

Focado na primeira infância — do período gestacional até os seis anos —, o Cartão Cria teve reajuste no valor do benefício e ganhou uma nova etapa: o 13º do Cria, ampliando o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade. O programa é reconhecido nacionalmente por seu impacto direto na alimentação e desenvolvimento infantil.

3. Restaurantes Populares e Complexos Nutricionais

Foram expandidos os restaurantes populares, com refeições a preços simbólicos, e criados os complexos nutricionais, unidades voltadas ao reforço alimentar e à segurança nutricional de famílias em situação de extrema pobreza.

4. Fábricas de Alimentos e Hortas Urbanas

A implantação de fábricas de alimentos e a expansão de hortas urbanas em escolas e comunidades são exemplos de como o governo uniu produção e consumo local para garantir acesso contínuo à alimentação saudável.

5. Agricultura Familiar e Programas Produtivos

Através da Seagri, o Estado fortaleceu programas como o Leite do Coração, que garante renda a produtores e alimento para famílias vulneráveis, e o Planta Alagoas, que incentiva o cultivo de alimentos básicos e o fortalecimento da economia rural.

6. Educação e Cidadania

A parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e Assistência Social (Seades) ampliou a rede de apoio social. O Cartão Escola 10 foi fortalecido, premiando estudantes pela permanência e desempenho escolar, enquanto os programas de alimentação escolar ganharam reforço e abrangência.

7. Corações da Paz

No campo da segurança pública, o governo lançou o Corações da Paz, programa de promoção da cidadania e prevenção à violência. A iniciativa integra ações sociais, culturais e esportivas para comunidades mais vulneráveis, unindo segurança e inclusão.

Avanços sociais e econômicos

As políticas sociais também contribuíram para melhorar indicadores econômicos. O Estado apresentou crescimento no número de empregos formais e redução expressiva da extrema pobreza, conforme dados oficiais divulgados pelo governo.

A integração entre assistência social, educação e geração de oportunidades vem criando um novo modelo de desenvolvimento inclusivo, em que o crescimento econômico se alia à justiça social.

Paulo Dantas manteve o ritmo de investimentos em infraestrutura, mobilidade e educação de qualidade, mas, com sua gestão voltada ao social, conquistou um diferencial inédito: tornar Alagoas uma referência nacional na redução da fome e da pobreza.

Reconhecimento nacional

Com o Prêmio Brasil Sem Fome, o governo de Alagoas recebe agora o reconhecimento nacional por liderar o país na redução da insegurança alimentar. A conquista reflete uma gestão que une políticas públicas e compromisso com o bem-estar da população.

Alagoas, que há poucos anos figurava entre os estados mais vulneráveis, torna-se exemplo de superação e eficiência em políticas sociais. E Paulo Dantas, ao fortalecer programas e criar novos instrumentos de inclusão, firma-se como um dos governadores mais comprometidos com a redução da pobreza e o avanço nutricional do povo alagoano.


				Paulo deve entrar na história como governador que acabou a fome em AL
Com ações do governo, Alagoas reduziu a insegurança alimentar de 36,7% para 5%. Assessoria