Política
PSD surpreende com nomes de três mulheres na chapa de federal em AL
O partido deve contar com a vice-prefeita de Arapiraca, Rute Nezinho, atualmente no PP, e com as vereadoras de Maceió, Silvânia Barbosa e Fátima Santiago

Com a confirmação do nome de Gustavo Lima, o PSD é o primeiro partido em Alagoas a praticamente fechar sua chapa de candidatos a deputado federal para as eleições de 2026. A formação inclui nomes de peso e um time feminino que promete mexer no tabuleiro político do Estado.
Além de Gustavo, estão confirmados na chapa o deputado federal e presidente do PSD em Alagoas, Luciano Amaral; o ex-prefeito de Maceió e atual vereador da capital, Rui Palmeira; e o ex-prefeito de Palmeira dos Índios e atual secretário estadual (SERFI), Júlio Cezar, que deve se filiar ao PSD após deixar o MDB.
A grande novidade, porém, vem da cota feminina. O partido deve contar com a vice-prefeita de Arapiraca, Rute Nezinho, atualmente no PP, e com as vereadoras de Maceió, Silvânia Barbosa e Fátima Santiago, ambas filiadas hoje ao Solidariedade e ao MDB, respectivamente. As três já teriam acertado a migração para o PSD.
Segundo um influente interlocutor, a composição praticamente garante ao partido a conquista de duas vagas na Câmara Federal. “Com essa formação já temos votos para fazer dois federais. A primeira vaga será do Luciano Amaral. Já a segunda terá uma disputa equilibrada, pois todos os demais nomes têm potencial para alcançar o mandato”, afirmou.
Ainda restam três nomes para completar a chapa, mas, conforme a mesma fonte, os convites já foram feitos e os anúncios devem ocorrer em breve. “São nomes competitivos, mas que precisam ser mantidos em sigilo por enquanto para evitar pressão de outros partidos”, disse.
A presença de Rute Nezinho promete acirrar a disputa em Arapiraca. Rompida com o prefeito Luciano Barbosa (MDB), ela quer dividir o eleitorado com o filho do gestor, o deputado Daniel Barbosa (PP), que busca a reeleição.
Já as vereadoras Silvânia Barbosa e Fátima Santiago devem causar baixa significativa no MDB, partido do governador Paulo Dantas e do senador Renan Calheiros, que contava com ambas — além de Tereza Nelma — para compor o time feminino da legenda.
A movimentação fortalece o PSD, que é coordenado politicamente em Alagoas pelo governador Paulo Dantas e pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, ambos filiados ao MDB. Com a chapa praticamente fechada e nomes competitivos em todas as frentes, o partido larga na frente na disputa proporcional de 2026 e aumenta sua influência no cenário político estadual.

