Política
Ronaldo Medeiros imprime novo ritmo e “chacoalha” o PT em Alagoas
Em pouco mais de um mês após assumir o comando do partido , Medeiros colocou o PT nas ruas

O deputado estadual Ronaldo Medeiros, assumiu a presidência do Partido dos Trabalhadores em Alagoas no dia 6 de setembro deste ano. Pode-se dizer que ele “chegou, chegando” ou, com desculpa do trocadilho, começou com o “pé esquerdo”. Apenas duas semanas depois, no dia 21, ele liderou um grande ato público na orla de Maceió contra a PEC da Impunidade e contra a Anistia aos condenados na tentativa de gole de Estado de 8 de janeiro.
Ao estilo, Medeiros está dando uma verdadeira chacoalhada no PT, com a mudança de indicados em cargos no governo de Alagoas e a realização de debates e reuniões que ajudam a exercitar o que o PT tem de mais simbólico, a sua democracia interna.
Em pouco mais de um mês após assumir o comando do partido , Medeiros colocou o PT nas ruas, promovendo encontros e caravanas pelo interior, com forte presença da base e participação de dirigentes estaduais e federais.
Batizado de “PT em Movimento”, o projeto marca uma nova fase do partido em Alagoas, marcada no último final de semana (dias 18 e 19 de outubro), por ações voltadas à integração das regiões do Agreste, Médio e Alto Sertão.
Com a realização da “Caravana Alagoas” a proposta é ouvir as demandas dos militantes – e por tabela da população, fortalecer a presença do partido nos territórios e aproximar o PT de suas origens, um partido com base popular, participativo e ativo nas comunidades.
O fim de semana foi de intensa agenda política. Em Arapiraca e Delmiro Gouveia, Ronaldo Medeiros comandou reuniões com dirigentes municipais, representantes de secretarias estaduais e de órgãos federais. “Encerramos a caravana com várias propostas e reivindicações que serão levadas para Maceió. O PT do Lula é isso: na base, ouvindo o povo e buscando projetos sociais para transformar Alagoas e o Brasil”, afirmou o deputado em vídeo publicado nas redes sociais.
O novo presidente estadual tem apostado em um formato de diálogo direto, com escuta ativa e mobilização permanente. Em suas publicações, Medeiros tem enfatizado que é hora de “arregaçar as mangas e gastar a sola de sapato”, conclamando a militância a ir às ruas e às comunidades. A meta é reconstruir o vínculo entre o partido e o povo, resgatando a identidade histórica do PT, baseada na presença popular e no debate interno.
Com essa nova postura, Ronaldo Medeiros imprime ritmo próprio à condução do PT em Alagoas. Sua estratégia combina ação política, reorganização partidária e proximidade com as bases, num esforço para revitalizar o papel do partido tanto na capital quanto no interior.
O movimento, avaliam dirigentes petistas, representa o primeiro grande ato do novo presidente e dá sinais claros de que o PT alagoano inicia um novo ciclo — mais ativo, participativo e conectado às lutas que moldaram sua história.
