Política

Luciano Barbosa sinaliza aliança com grupo de Paulo Dantas em 26

Nem mesmo os mais próximos conseguem decifrar Luciano Barbosa quando se trata do seu pensamento sobre política

Por Blog de Edivaldo Junior 20/10/2025 05h05
Luciano Barbosa sinaliza aliança com grupo de Paulo Dantas em 26
Daniel Barbosa e Luciano Barbosa. - Foto: Reprodução/Instagram

Ele é sempre um enigma. Ainda mais quando se trata de política. José Luciano Barbosa da Silva, 67, engenheiro, está no quarto mandato de prefeito de Arapiraca e é dono de uma longa carreira no setor público. Já foi secretário municipal, secretário de Estado, vice-governador e ministro. Por enquanto não dá sinais de que vá se aposentar, mas deve adiar outros projetos eleitorais no próximo ano.

Diante de um cenário em que uma candidatura majoritária está praticamente inviabilizada para 2026, ele parece concentrar cada vez mais energias na reeleição do seu filho, deputado federal Daniel Barbosa(PP) e apostar na eleição de outro filho, Lucas Barbosa, para a Assembleia Legislativa.

Sim, é fato que Luciano Barbosa gostaria de disputar um cargo majoritário no próximo ano, especialmente o de governador – para o qual certamente tem melhor perfil do que o Legislativo. Disputar novamente a vaga de vice-governador parece ainda mais distante.

Para isso teria que abrir mão de quase três anos de mandato e deixar a prefeitura nas mãos de sua vice-prefeita, Rute Nezinho, hoje sua adversária política.

LB está longe de ser um político convencional. Sua maior qualidade, sem dúvidas, é a capacidade como gestor, o que lhe permite fazer entregas que o tornam um dos melhores, senão o melhor, prefeito da história de Arapiraca. Mas quando se trata articulação política, o desempenho já não é o mesmo.

Nem mesmo os mais próximos conseguem decifrar Luciano Barbosa quando se trata do seu pensamento sobre política. O prefeito, no entanto, dá sinais dos próximos passos.

Apesar de ser um nome que trafega bem em todas as correntes da política de Alagoas, Barbosa está cada vez mais próximo do senador Renan Calheiros (MDB) e do governador Paulo Dantas (MDB). E por tabela deve fechar também com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), de quem já foi vice-governador, depois romperam e agora estão numa retomada progressiva dos laços políticos e pessoais.

Em diferentes ocasiões Luciano Barbosa já disse que tem compromisso com Paulo Dantas e Renan Calheiros, mas também deve ajudar Arthur Lira.

Com e sem JHC

A força de Luciano Barbosa – e não só dele – poderá ser maior ou menor dependendo do nível da disputa para a vaga de governador. Se JHC for candidato contra Renan Filho, o prefeito de Arapiraca ganha outro peso e poderá tentar emplacar um dos filhos como candidato a vice, seja do governo ou da oposição.

Com mais de 150 mil eleitores, Arapiraca é segundo maior município de Alagoas, o que reforça o peso da cidade nas articulações políticas – desde que Renan Filho tenha um adversário competitivo, a exemplo de JHC.

O problema é que o prefeito de Maceió faz mistério sobre seu futuro e quanto mais ele demora, mas Renan Filho se fortalece, tornando a negociação da vaga de vice praticamente inexpressiva se mantida a conjuntura atual.

Até março do próximo ano, Brabosa deve seguir reforçando o projeto proporcional de Daniel e Lucas, mas sem perder de vista a composição das chapas majoritárias. Vai que JHC entra na disputa...