Política

Moraes mantém prisão domiciliar de Bolsonaro

Ministro do STF cita risco de fuga e descumprimento de medidas cautelares para negar pedido da defesa do ex-presidente

Por Redação 13/10/2025 14h02
Moraes mantém prisão domiciliar de Bolsonaro
Moraes mantém prisão domiciliar de Bolsonaro - Foto: Cristobal Herrera/EFE | Divulgação/TSE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta segunda-feira (13) o pedido da defesa de Jair Bolsonaro para revogar a prisão domiciliar e outras medidas cautelares impostas ao ex-presidente. Segundo Moraes, há “fundado receio de fuga do réu” e “reiterado descumprimento das cautelares”, o que justifica a manutenção da prisão em casa com tornozeleira eletrônica.

Bolsonaro é investigado por obstrução de Justiça e ameaça ao Estado Democrático de Direito. O inquérito apura sua atuação ao tentar influenciar o governo dos Estados Unidos, junto com seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para aplicar sanções contra autoridades brasileiras. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, teve o visto de entrada nos EUA revogado após essas movimentações.

Além da prisão domiciliar, Moraes determinou que Bolsonaro não pode receber visitas sem autorização do STF, exceto de seus advogados. Também está proibido de usar celular, acessar redes sociais e manter contato com diplomatas estrangeiros.

O ex-presidente já foi condenado pelo Supremo a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. No entanto, a sentença ainda não está sendo cumprida, pois há recursos pendentes e o regime inicial da pena ainda será definido pelos ministros.