Política
Renan Calheiros será relator da proposta de isenção do IR para salários até R$ 5 mil
Indicação feita por Davi Alcolumbre visa tramitação ágil e segura na Comissão de Assuntos Econômicos

O senador Renan Calheiros foi escolhido como relator do projeto de lei que amplia a isenção do Imposto de Renda para pessoas que recebem até R$ 5 mil. O anúncio foi feito pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), nesta terça-feira (7). A indicação coloca Calheiros à frente da tramitação da proposta, que precisa ser concluída até dezembro para vigorar em 2026.
Alcolumbre justificou a escolha destacando a experiência do senador: “Pela experiência que ele tem do ponto de vista institucional na relação com os outros poderes, decidi indicar o presidente Renan Calheiros como relator desta matéria na Comissão de Assuntos Econômicos”, afirmou.
O presidente do Senado explicou que a tramitação ocorrerá inicialmente apenas na Comissão de Assuntos Econômicos, presidida por Calheiros, antes de seguir para o plenário, garantindo rapidez e segurança jurídica.
Após o anúncio, Calheiros agradeceu a confiança e prometeu conduzir o processo com transparência e participação da sociedade. O senador também criticou a condução da pauta na Câmara.
“Na Câmara dos Deputados a tramitação foi atípica, lamentavelmente usada como instrumento de chantagem e pressão contra o governo. Nosso esforço é para que a matéria não volte à Câmara e se aprecie o que realmente interessa à sociedade”, disse.
Ele destacou ainda que ajustes poderão ser feitos no texto, mas de forma a evitar atrasos na aprovação, e anunciou a realização de audiências públicas para debater a proposta.
*Com informações da Folha de Alagoas
