Política
Lula recebe ligação de Trump e solicita fim de tarifaço
Conversa aconteceu nesta segunda (06) e durou 30 minutos, em tom amigável

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta segunda (06), um telefonema do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A conversa se deu em tom amistoso e durou 30 minutos, relembrando a boa química que tiveram ao se encontrarem em Nova York durante a assembleia geral da ONU – fato mencionado por Donald Trump em seu discurso na ocasião.
Para o presidente Lula, o contato representa uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis entre os dois países.
O presidente também aproveitou o momento para solicitar o fim da sobretaxa de 40% sobre as importações brasileiras, além do fim das medidas restritivas aplicadas a autoridades do país, recordando ao líder norte-americano que o Brasil é um dos únicos países integrantes do G20 com quem os Estados Unidos mantém um superávit na balança de bens.
Donald Trump designou o secretário Marcio Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ambos os líderes acertaram de encontrar-se pessoalmente em breve.
Lula voltou a convidar o presidente a participar da COP30, em Belém, e também se dispôs a viajar para os Estados Unidos.
Os dois presidentes trocaram telefones para estabelecer contato direto. A conversa foi acompanhada por Geraldo Alckmin, Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim.
