Política
Os “donos das bases”: 2 deputados tem apoio de 60% dos prefeitos de Alagoas
Os dois vão trabalhar para manter seus espaços na Câmara dos Deputados, em Brasília nas próximas eleições

Se depender do apoio de prefeitos, os deputados federais Arthur Lira (PP) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB) podem se considerar, desde já, com favoritos para a as eleições de 2026. Os dois vão trabalhar para manter seus espaços na Câmara dos Deputados, em Brasília nas próximas eleições.
Arthur Lira deve ir para o Senado e pretende transferir as bases de deputado federal para o filho dele, Arthur Lira Filho. São pelo menos, no cenário de hoje, 31 prefeitos e prefeitas que devem votar em quem Lira indicar. Entre as cidades, estão Limoeiro de Anadia, Junqueiro, Campo Alegre e Lagoa da Canoa.
Isnaldo Bulhões está em segundo, mas praticamente “empatado” com Lira e já soma o apoio de 28 prefeitos, incluindo cidades polo, a exemplo de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema. Juntos, Lira e Bulhões tem hoje o apoio de 59 prefeitos, cerca de 60% dos 102 gestores do Estado.
Depois deles, quem aparece com força na terceira posição nesse ranking é o deputado federal e presidente do PSD em Alagoas, Luciano Amaral, com o apoio de 18 prefeitos. Entre eles, Batalha, Pão de Açúcar e Traipu.
Na sequência, a quarta posição é disputada por Marx Beltrão (PP), que tem de 6 a 8 prefeitos (Coruripe, Piaçabuçu etc) e Rafael Brito (MDB), que tem o apoio de gestores de seis cidades (entre elas Marechal Deodoro e Mata Grande).
Alfredo Gaspar (União) tem o apoio do prefeito de Quebrangulo, Paulão (PT) do prefeito de Olho d’Água do Casado e Daniel Barbosa do prefeito de Arapiraca. Na maior cidade de Alagoas, o prefeito JHC deve apoiar a mulher dele, Marina, provável candidata a deputada federal no próximo ano. Mas essa é outra história.
