Política

Universidades em Alagoas demonstram apoio a deputado Paulão

Parlamentar pode perder mandato após julgamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE); instituições destacam papel fundamental do deputado na educação

Por Redação 22/09/2025 15h03 - Atualizado em 22/09/2025 16h04
Universidades em Alagoas demonstram apoio a deputado Paulão
Deputado Federal Paulão - Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

Diante da notícia da possível perda de mandato do deputado Paulão (PT/AL) para Nivaldo Albuequerque (Republicanos), os reitores das instituições de ensino superior das redes estadual e federal de Alagoas, juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e à Editora da Ufal (Edufal), demonstraram apoio ao parlamentar nesta segunda-feira (22).

"Neste momento eu queria trazer a minha solidariedade ao deputado Paulão. Este que é a nossa voz, que defende a educação, que defende o SUS, os preceitos básicos de cidadania em que a gente acredita, mas que neste momento está sofrendo um atentado contra o seu mandato, aquele que foi legitimamente ganho nas urnas com mais de 66 mil votos e agora alguns querem tirá-lo. Deputado Paulão, eu vou estar aqui com você, junto, assim como meus colegas da Universidade Federal de Alagoas, porque a gente entende a importância da sua voz na defesa da educação transformadora que a gente tanto acredita", declarou o reitor da UFAL, Joseado Tonholo, em vídeo postado nas redes sociais.

"Essa vontade popular deve ser respeitada. Esse parlamentar luta pelas instituições de educação do Estado no Congresso Nacional e trabalha em parceria direta com a Ufal e com a realização da Bienal do Livro de Alagoas", escreveu o diretor da Edufal e coordenador-geral da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, Eraldo de Souza Ferraz.

Além de Josealdo Tonholo, os reitores da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Henrique Costa, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Carlos Guedes e o diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, assinaram uma nota conjunta em solidariedade ao deputado.

Ação

Realizada de forma praticamente silenciosa, a ação - que teve seu julgamento iniciado nesta segunda, 22 - pretende excluir o deputado da lista dos eleitos para dar lugar a Nivaldo Albuquerque, do Partido dos Republicanos, a partir de uma recontagem de votos por coligação. O réu, João Catunda, é o segundo suplente da coligação do Partido Progressistas, com 24 mil votos.

Confira a nota

“Nós, Professores Josealdo Tonholo, Reitor da Ufal , Carlos Guedes, Reitor do Ifal, Henrique Costa, Reitor da Uncisal, Odilon Máximo, Reitor da Uneal, e Fábio Guedes, Diretor-presidente da Fapeal, manifestamos apoio e solidariedade ao Deputado Federal Paulão, num momento em que a decisão do voto popular dos alagoanos está sendo contestada.

O Deputado Paulão é um parlamentar reconhecido em Alagoas e parceiro direto das instituições públicas de ensino do estado, modelos educacionais de formação integral de seres humanos, no desenvolvimento científico, exemplos de respeito à pluralidade e acolhimento dos saberes e culturas presentes em nosso estado.
Declaramos, assim, nosso compromisso com a constituição permanente do respeito ao voto popular e fortalecimento da democracia em nosso País.”