Política
Ronaldo Lessa participa de reuniões estratégicas com outros políticos em Brasília
Governador em exercício destacou avanços no combate à fome, medidas econômicas e anuncia vinda de Alckmin e Janja a Alagoas

O governador em exercício de Alagoas, Ronaldo Lessa, representou o governador Paulo Dantas nas reuniões realizadas nessa terça-feira (5) em Brasília. Os encontros contaram com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e de outros governadores do país.
As agendas ocorreram durante a 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES/Conselhão) e a reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Ambos os fóruns reuniram parlamentares, técnicos e representantes da sociedade civil.
Tarifaço dos Estados Unidos
Durante a plenária do Conselhão, o presidente Lula reafirmou a posição do Brasil contra a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Após intensas negociações, o governo brasileiro obteve a exclusão de 694 produtos da lista de taxados, o que representa aproximadamente 43% do valor exportado para os EUA em 2024.
Apesar do avanço, cerca de 36% das exportações brasileiras ainda seguem afetadas pela tarifa, incluindo produtos estratégicos para estados como Alagoas, como o açúcar e seus derivados.
“Há a possibilidade de o país fazer dois tratamentos para a gente sofrer o menos possível: um para os grandes produtores, que devem buscar novos mercados internacionais; e outro para os produtores de pequeno porte, com o Governo Federal oferecendo o suporte necessário”, afirmou Ronaldo Lessa.
Medidas e decretos anunciados
Durante a reunião do Conselhão, foram assinados e apresentados atos de grande alcance nacional. Entre eles, a Política Nacional da Primeira Infância, que integra saúde, educação, assistência social e nutrição para crianças de 0 a 6 anos, com foco na redução das desigualdades.
Também foi lançado o Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica (PAC 2030), que prevê R$ 430 bilhões destinados a projetos de bioeconomia, energias renováveis e desenvolvimento sustentável, com lançamento formal previsto para a COP30.
Articulações para Alagoas
Durante sua agenda em Brasília, Ronaldo Lessa também conversou com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que confirmou visita a Maceió, com data a ser definida.
Além disso, a primeira-dama Janja Lula da Silva virá ao estado ainda neste mês, com compromissos previstos também no interior.
Após os eventos no Palácio do Planalto, Lessa se reuniu com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar de projetos de infraestrutura estratégicos para Alagoas.
O governador em exercício destacou ainda que, em articulação com Renan Filho, está sendo discutido o momento adequado para levar o presidente Lula a Alagoas.
“Estamos garantindo que o estado esteja no centro das grandes decisões nacionais. Alagoas será diretamente beneficiada com a atenção do governo federal e a presença de suas principais lideranças”, afirmou Lessa.
