Política
Calheiros descarta impeachment de Moraes e defende punição a golpistas
Senador afirma que não há chances de a pauta avançar no Congresso Nacional

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou que não vê qualquer possibilidade de prosperar no Congresso Nacional uma proposta de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A declaração foi feita em entrevista ao portal Sete Segundos, nesta terça-feira (5).
Segundo o parlamentar, a Corte tem cumprido papel decisivo na proteção da democracia e no respeito ao resultado das eleições. “O STF é fundamental na garantia da democracia, do calendário da democracia, fazendo definitivamente valer as eleições”, afirmou.
Renan também reiterou que todos os envolvidos na tentativa de golpe após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2022, devem ser responsabilizados. “Aquelas pessoas que, de uma forma ou de outra, participaram da tentativa de golpe de Estado, precisam ser punidas”, declarou.
O senador lembrou que, após o ministro Moraes ser alvo de sanções por parte dos Estados Unidos, publicou nota em solidariedade ao magistrado. Ele ainda destacou que, logo após os atos de 8 de janeiro, apresentou um pacote de medidas legislativas em defesa da democracia, incluindo proposta que garante foro por prerrogativa de função no STF para julgar os envolvidos nos ataques.
“Defendo uma punição exemplar para todos que participaram daquela tentativa”, concluiu.
