Política

Bolsonaro é alvo de nova operação da PF e terá que usar tornozeleira eletrônica

Medidas do STF impõem recolhimento noturno, restrições de comunicação e proibição de uso de redes sociais

Por Esther Barros 18/07/2025 09h09
Bolsonaro é alvo de nova operação da PF e terá que usar tornozeleira eletrônica
Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (18), mandados judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília. 

As ações fazem parte de mais uma etapa da investigação conduzida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da Petição nº 14129.

Entre as medidas restritivas determinadas pela Corte, Bolsonaro será obrigado a utilizar tornozeleira eletrônica, como forma de impedir uma eventual tentativa de fuga do país. 

Ainda não há confirmação se o equipamento será instalado na residência do ex-presidente ou se ele será conduzido a uma unidade da PF para esse fim.

Além disso, Bolsonaro deverá cumprir recolhimento domiciliar no período das 19h às 7h, inclusive aos fins de semana. O ex-presidente também está proibido de manter contato com embaixadores, diplomatas estrangeiros e os demais investigados no processo, bem como de acessar ou utilizar redes sociais.

As ordens foram executadas em sua residência e na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília.

A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, com base em representação da própria PF e parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Bolsonaro é investigado por coação no curso do processo, obstrução da Justiça e atentado à soberania nacional.

As apurações seguem em sigilo, mas as medidas refletem o avanço das investigações em torno da atuação do ex-presidente após o fim de seu mandato.