Política

Lula escolhe Marluce Caldas, tia do prefeito JHC, para o STJ

A procuradora de Justiça de Alagoas precisa agora passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e ser aprovada pelo plenário da Casa

Por O Globo 10/07/2025 16h04 - Atualizado em 10/07/2025 16h04
Lula escolhe Marluce Caldas, tia do prefeito JHC, para o STJ
Marluce Caldas, procuradora de Justiça de Alagoas - Foto: Itawi Albuquerque

Após um impasse que se arrastou por quase nove meses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu indicar a procuradora de Justiça de Alagoas Maria Marluce Caldas Bezerra para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela é tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), que a considera uma espécie de "segunda mãe".

Para emplacar a tia no STJ, o prefeito João Henrique Caldas avalia sair do PL de Jair Bolsonaro e voltar para o PSB da base lulista em um aceno ao Palácio do Planalto.

A procuradora precisa agora passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e ser aprovada pelo plenário da Casa. Não há previsão de quando isso vai ocorrer.

A disputa pela vaga foi marcada por pressões, lobbies e vetos de todos os lados, com o presidente arbitrando uma disputa ferrenha entre políticos em torno da candidatura de Maria Marluce, o que ganhou o apelido de “Faixa de Gaza” nos bastidores de Brasília.

Com a escolha, Lula impôs um revés ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que fez lobby por outro candidato, o procurador de Justiça do Acre Sammy Barbosa.

Barbosa também era apoiado pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), que se opôs à indicação da tia de JHC, seu adversário no tabuleiro político local. O outro candidato na disputa pela vaga que ficou com Maria Marluce era o subprocurador Carlos Frederico Santos.

Lula também escolheu nesta quinta-feira (10) os dois novos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Estela Aranha, que atua como assessora especial no gabinete da ministra Cármen Lúcia, e Floriano de Azevedo Marques, amigo pessoal do ministro Alexandre de Moraes há décadas.

As indicações devem ser publicadas em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta quinta-feira.