Política
Lula bate martelo, Marluce Caldas vai para STJ e JHC mantém mistério
A nomeação deve ser feita por Lula ainda esta semana, entre esta quarta-feira e a próxima sexta-feira

A informação é que o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), está de malas prontas, às espera apenas da confirmação da nomeação da tia, Marluce Caldas, como ministra do STJ, para embarcar para Brasília. E não só ele. O que se espera é uma grande comitiva de integrantes da família Caldas na capital federal nos próximos dias.
Marluce, de acordo com diferentes fontes, foi escolhida por Lula na lista tríplice para preenchimento de vaga do Ministério Público no Superior Tribunal de Justiça. A nomeação deve ser feita por Lula ainda esta semana, entre esta quarta-feira e a próxima sexta-feira.
De acordo com o jornalista Igor Gadelha, do Metropoles, o presidente Lula “bateu o martelo”. O que se comenta nos bastidores é que a nomeação passa por uma aproximação de JHC da base do presidente Lula. Há quem diga que ele até teria desistido de disputar o governo ou o Senado em 2026 como parte co processo de “convencimento”.
JHC , no entanto, se mantém em silêncio. Desde outubro, quando começou a trabalhar para ajudar na nomeação de Marluce, escolhida por méritos em lista tríplice, o prefeito de Maceió evita declarações públicas sobre o tema e faz mistério sobre seu futuro político. E continuará “calado” até que Lula nomei ou não Marluce para o STJ. Só depois que o nome sair no Diário Oficial é que ele deverá falar – e agir.
Mas cá para nós, os planos parecem os mesmos: JHC pretende deixar a prefeitura em abril do próximo ano de olho no Palácio dos Palmares. O plano seria o Senado. Será?
Veja o que disse Igor Gadelha:
Lula bate martelo sobre segunda indicação para o STJ
Após nove meses de espera, presidente Lula finalmente bateu martelo sobre vaga do Superior Tribunal de Justiça destinada ao MP
Após quase nove meses de indefinição, o presidente Lula finalmente decidiu quem indicará, da lista tríplice do Ministério Público, para vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Segundo ministros do Palácio do Planalto, Lula escolheu a procuradora Marluce Caldas, tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL). A expectativa é de que o petista assine a indicação nos próximos dias.
Além de Marluce, a lista tríplice do Ministério Público para o STJ incluía o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos e o procurador de Justiça do Acre Sammy Lopes.
No dia 27 de maio, como a coluna noticiou, Lula já tinha indicado o desembargador piauiense Carlos Brandão para vaga na Corte. Ele foi escolhido na lista tríplice da magistratura.
Como a coluna mostrou, o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) chegou a pedir um “tempo” ao Planalto para costurar seu futuro político em Alagoas, antes de Lula definir a segunda vaga do STJ.
Lira quer concorrer ao Senado em 2026. No entanto, sua candidatura pode ser comprometida se o prefeito de Maceió se candidatar a senador em uma eventual chapa com Renan Calheiros (MDB), arquirrival de Lira.
Nos bastidores, aliados de JHC dizem que, no acordo para a indicação da tia ao STJ, o prefeito pode se aliar a Lula em Alagoas para as eleições de 2026, o que incluiria uma possível mudança de sigla.
