Política
Renan Calheiros e prefeito de Rio Largo anunciam ações conjuntas de combate às chuvas
Parceria reforça laços políticos entre os dois e marca avanço do MDB no município após rompimento entre Carlos e aliados de Arthur Lira

O senador Renan Calheiros (MDB) e o prefeito de Rio Largo, Carlos (PP), anunciaram nesta quinta-feira (22) uma série de medidas conjuntas para minimizar os impactos das fortes chuvas no município. Em vídeos divulgados nas redes sociais, os dois reforçaram a parceria política em um momento de mudanças no cenário local.
Renan afirmou que já acionou o governo estadual e articula recursos federais para áreas como drenagem, pavimentação e saúde. “O que precisar ser feito, nós vamos fazer para melhorar a condição de sobrevivência do nosso povo rio-larguense”, disse o senador.
O prefeito agradeceu o apoio e declarou que a união reforça a resposta do município diante da crise. “Recebi a ligação do senador e estou transmitindo essa mensagem aos irmãos de Rio Largo. Saber que podemos contar com essa força nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou.
A aproximação pública entre Renan e Carlos ocorre após o prefeito romper com o ex-prefeito Gilberto Gonçalves, aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). A movimentação marca o avanço do MDB sobre o território político do PP em Rio Largo, um dos maiores colégios eleitorais da Região Metropolitana de Maceió.
Fontes próximas ao grupo indicam que Carlos negocia a filiação ao MDB. O partido, por sua vez, vê na crise interna do PP e no apoio do governo estadual uma oportunidade para ampliar sua base no município. O gesto também tem reflexo direto nas articulações para 2026, quando Renan Calheiros tentará a reeleição ao Senado e o MDB buscará manter influência no Executivo estadual.
Cenário das chuvas
Desde o último sábado (17), Rio Largo registrou 418 milímetros de chuva, mais que o dobro da média histórica de maio, que é de 161 mm. A prefeitura suspendeu as aulas da rede municipal por 24 horas como medida preventiva. Três Unidades Básicas de Saúde — Mata do Rolo, Brasil Novo e Tabuleiro do Pinto — operam em regime de plantão 24 horas.
A Defesa Civil também acompanha o nível do Rio Mundaú, que está em elevação, embora não haja risco imediato de transbordamento. “Seguimos atentos. A previsão é de que as chuvas continuem nos próximos dias. Por isso, reforçamos o pedido para que a população evite sair de casa e situações de risco”, disse o prefeito.
A população pode acionar a Defesa Civil municipal pelo telefone (82) 99664-4650 em caso de emergência.
Com Jornal Extra.
