Política

Deputados de Alagoas votam a favor da ampliação de vagas na Câmara

Proposta aumenta de 513 para 531 o número de deputados federais e não retira representação de nenhum estado

Por Redação* 07/05/2025 14h02
Deputados de Alagoas votam a favor da ampliação de vagas na Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de cadeiras na Casa - Foto: Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6) o projeto que amplia o número de cadeiras na Casa de 513 para 531. A proposta obteve 270 votos favoráveis e 207 contrários. Todos os nove deputados federais de Alagoas votaram a favor da medida.

Com a ampliação, o estado de Alagoas manterá suas nove vagas. O impacto orçamentário estimado é de R$ 64,6 milhões ao ano. Segundo o relator do projeto, deputado Damião Feliciano (União-PB), o objetivo é corrigir distorções na representação proporcional dos estados, sem comprometer o orçamento da Câmara.

A proposta, de autoria da deputada Dani Cunha (União-RJ), altera a Lei Complementar nº 78 de 1993 e ainda precisa ser promulgada para que as novas vagas passem a valer nas eleições de 2026. Nenhum estado perderá representação.

Estados que ganharão vagas:

Santa Catarina (+4)

Pará (+4)

Amazonas (+2)

Rio Grande do Norte (+2)

Mato Grosso (+2)

Goiás (+1)

Ceará (+1)

Minas Gerais (+1)

Paraná (+1)

A Direção-Geral da Câmara informou que o acréscimo das 18 cadeiras poderá ser absorvido sem necessidade de aumento no teto de gastos, pois a estrutura atual comporta o novo total de parlamentares.

Como votaram os deputados federais de Alagoas:

Alfredo Gaspar (União Brasil) – SIM

Arthur Lira (PP) – SIM

Daniel Barbosa (PP) – SIM

Delegado Fábio Costa (PP) – SIM

Isnaldo Bulhões (MDB) – SIM

Luciano Amaral (PV) – SIM

Marx Beltrão (PP) – SIM

Paulão (PT) – SIM

Rafael Brito (MDB) – SIM

Com agências.