Política

Rafael Brito discute defesa da democracia em encontro com autoridades americanas

Membro da CPMI do 8 de janeiro, ele foi convidado pelo democrata Jamie Raskin, presidente do colegiado que investiga o ataque ao Capitólio para cooperação internacional

Por Vinícius Rocha* 16/04/2024 17h05 - Atualizado em 16/04/2024 17h05
Rafael Brito discute defesa da democracia em encontro com autoridades americanas
Rafael Brito - Foto: Reprodução

O deputado Rafael Brito (MDB-AL) está entre os parlamentares brasileiros convidados pelo Congresso dos Estados Unidos para participar de um evento sobre o fortalecimento da democracia nos dois países. 

A convite do deputado democrata Jamie Raskin, presidente do colegiado que investiga o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, Brito e outros integrantes da CPMI do 8 de Janeiro irão se reunir com autoridades americanas em 2 de maio para discutir a defesa da democracia com base nas experiências das comissões parlamentares de ambos os países.

Esta oportunidade de diálogo entre autoridades responsáveis por investigar eventos que representaram graves ameaças à ordem democrática é uma iniciativa que visa fortalecer os laços de cooperação e compreensão mútua entre o Brasil e os Estados Unidos. 

Entre os convidados estão os senadores Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), Eliziane Gama (PSD-MA) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), além dos deputados Rafael Brito (MDB-AL), Rogério Correia (PT-MG) e Laura Carneiro (PSD-RJ).

Durante sua viagem aos Estados Unidos, Rafael Brito e seus colegas também pretendem participar de reuniões com integrantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA e com o Departamento de Estado Americano. Essas reuniões serão fundamentais para estreitar laços internacionais e obter insights valiosos sobre a promoção e proteção dos direitos humanos, bem como sobre a garantia de processos democráticos transparentes e justos.

*Com informações da Carta Capital