Política

Aulas sob calor infernal: Professor denuncia descaso com alunos em escola de Maceió

Ar-condicionados instalados na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, desde o ano passado, segundo o docente, seguem sem funcionar

Por Ruan Teixeira 03/04/2024 17h05 - Atualizado em 03/04/2024 20h08
Aulas sob calor infernal: Professor denuncia descaso com alunos em escola de Maceió
Foto enviada à reportagem mostra braço de aluno suado por conta do alto calor - Foto: Cortesia ao Jornal de Alagoas

Alunos da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, situada nas proximidades do terminal do Rosane Collor, no bairro do Clima Bom, na parte alta de Maceió, enfrentam uma situação preocupante em suas salas de aula: o calor excessivo. 

Um professor, que preferiu não se identificar por medo de represálias, fez uma denúncia ao Jornal de Alagoas, revelando um quadro de negligência por parte das autoridades municipais. 

Segundo o docente, a situação se arrasta desde junho do ano passado, quando foram instalados aparelhos de ar-condicionado que, até o momento, permanecem desligados. Para piorar, os ventiladores foram retirados das salas com a promessa de que seriam substituídos pelos aparelhos de refrigeração, porém, essa substituição nunca ocorreu. 

Dessa forma, os alunos enfrentam altas temperaturas durante todo o período de aulas, especialmente nas salas voltadas para o sol, tornando o ambiente praticamente insuportável. 

''O ar-condicionado está desde junho do ano passado e não pode ser ligado. Tiraram os ventiladores porque iam instalar e deixaram pendurado sem função nenhuma. É muita humilhação trabalhar nesse município'', desabafou.  

Aparelhos estão instalados, porém, não funcionam - Foto: cortesia ao Jornal de Alagoas
Aparelhos estão instalados, porém, não funcionam - Foto: cortesia ao Jornal de Alagoas

O professor ainda ressaltou que cerca de 30 adolescentes são afetados diretamente por essa situação desconfortável, resultando em condições adversas para o aprendizado e bem-estar dos estudantes. Ele também lamentou a falta de ação por parte das autoridades competentes, mencionando que as promessas de solução para o problema foram feitas antes do período de férias, porém, até o momento, nenhuma medida efetiva foi tomada. 

É importante ressaltar que esta não é a primeira vez que a Prefeitura de Maceió e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) são alvo de críticas devido às condições precárias encontradas nas escolas municipais

O que diz a Prefeitura? 

O Município, por sua vez, afirma que investiu R$ 22 milhões para projetos de requalificação da rede elétrica para climatização de escolas e creches da rede municipal de ensinos, e que, atualmente, 32 projetos aprovados estão em fase de execução; CMEI Maria Liege, que atende quase 140 crianças, iniciará ano letivo totalmente climatizado. 

Em nota, a Semed disse que fez o projeto de requalificação elétrica da Zumbi dos Palmares para construção de uma subestação, necessária para a climatização, destacando que o projeto tramita na Equatorial Alagoas, para aprovação.