Política

Chapão pode virar “armadilha” contra candidatos a vereador, alerta SD

O Solidariedade está trabalhando para consolidar uma chapa para fazer três vereadores, podendo chegar a quatro

Por Blog do Edivaldo Junior 28/03/2024 05h05
Chapão pode virar “armadilha” contra candidatos a vereador, alerta SD
Chapão pode virar “armadilha” contra candidatos a vereador, alerta SD - Foto: Reprodução

O advogado Adeilson Bezerra, conhecido como o "mago das coligações" e presidente do partido Solidariedade em Alagoas, fez um alerta sobre a formação de chapões na disputa de vereador nas eleições deste ano.

Segundo ele, tornou-se comum nas articulações para as eleições deste ano que prefeitos e secretários municipais pressionem “para que todos os candidatos a vereador se juntem em uma chapa única, incluindo aqueles já com mandato”.

O “chapão”, alerta o presidente do SD, pode se transformar em armadilha para muitos candidatos. Bezerra cita o exemplo de Maceió, onde o partido do prefeito JHC, o PL, está formando uma chapa que inclui treze vereadores de mandato. E na avaliação dele (e não só dele) de três a quatro perderão o mandato.

“O Chapão, do jeito que está sendo montado em Maceió, pode tirar o mandato de muitos vereadores, que mesmo alcançando boa votação não conseguirão se eleger”, aponta.

Segundo Bezerra, o Solidariedade aposta numa estratégia diferente. Ele defende a formação de chapinhas, proporcionando igualdade de condições a todos os candidatos, “onde cada um tenha a chance real de vencer, disputando em igualdade de condições.”

No caso de Maceió, avisa Adeilson, o Solidariedade está trabalhando para consolidar uma chapa para fazer três vereadores, podendo chegar a quatro.

“Os interessados em se eleger, sem se submeterem ao prefeito do turno, se quiserem ainda podem considerar o Solidariedade como uma opção”, aponta, garantindo “respeito e isenção” para aqueles que se juntarem ao partido.