Política

Quem vai e quem fica: vereadores de mandato definem mudanças de partido

Olívia Tenório, Silvania Barbosa, e o presidente da Câmara, Galba Netto ainda definirão seus destinos políticos

Por Vinícius Rocha 25/03/2024 19h07 - Atualizado em 25/03/2024 22h10
Quem vai e quem fica: vereadores de mandato definem mudanças de partido
Câmara dos vereadores - Foto: Reprodução

A janela partidária tem movimentado a política maceioense e os vereadores de mandato são peças chaves no tabuleiro eleitoral. Dos atuais 25 parlamentares, 12 já mudaram de partido, outros 10 vão permanecer em suas bases, e 3 estão em situação ainda indefinida.

Os nomes que vivem a incerteza partidária estão vereadores do MDB, Olívia Tenório, Silvania Barbosa, e o presidente da Câmara, Galba Netto. Brivaldo Marques, que também não havia definido sua futura legenda, confirmou a filiação ao Partido Liberal (PL)> 

Olívia Tenório tem participado de eventos com o prefeito de Maceió JHC (PL), de grupo político adversário ao MDB, e deverá compor a chapa para a situação, mas ainda sem definição de partido. Nos bastidores, o PP de Arthur Lira deverá ser a nova casa da filha do ex-deputado e delegado Chico Tenório.

Silvania Barbosa deverá manter-se no grupo do governador Paulo Dantas (MDB), mas ocupando um espaço de destaque em outra legenda, o Solidariedade. À reportagem, porém, a assessoria de comunicação da edil afirmou que não há discussão sobre mudança de sigla.

O presidente da Câmara, Galba Netto, é outro nome que aguarda o tabuleiro político: vai para o PL e concorre à vereança, ou escolhe outro partido e pode ser indicado para vice-prefeito, na chapa de JHC? A certeza é de que no MDB não fica.

Brivaldo Marques participou do evento de filiação do PL em Maceió, na última semana, mas foi somente nesta segunda-feira (25) que assinou o documento. Aguardará os últimos movimentos se concorre à reeleição ou se disputa a eleição à prefeitura de Colônia Leopoldina.

Ninho tucano

Vereador licenciado do mandato por motivos particulares desde fevereiro deste ano, Samyr Malta deve juntar-se ao ninho tucano do PSDB, em Maceió e deixar o PTC.

Dúvidas no PT

Após a filiação, nacionalmente forçada, de Teca Nelma ao PT, a conhecida insatisfação de membros locais do partido aumento e com isso surgiram rumores da saída de um dos membros históricos do partido em Alagoas e único vereador da legenda em Maceió, Dr. Valmir. Sua assessoria negou a informação. "Não há esse debate internamente". 

Quem já saiu

Entre os vereadores que já confirmaram a mudança de partido estão Aldo Loureiro, ex-pp, agora PDT. Joãozinho, ex-PSD, agora MDB. Kelmann Vieira deixou o Podemos e agora é emedebista. 

Luciano Marinho, Marcelo Palmeira, Rodolfo Barros, Chico Filho, Fábio Rogério, Cal Moreira, Eduardo Canuto deixaram seus partidos para filiar-se ao PL.