Política

Dr. Wanderley denuncia falta de assistência à crianças com cardiopatia congênita no HC

O médico, lamentou a situação, mas também comemorou, pois segundo ele, o governo de Alagoas não deixará as crianças, mães e avós desamparadas

Por Redação 23/02/2024 17h05 - Atualizado em 23/02/2024 18h06
Dr. Wanderley denuncia falta de assistência à crianças com cardiopatia congênita no HC
Casa do Coraçãozinho abrigava crianças cardiopatas que precisavam ser internadas no Hospital do Coração para fazer cirurgias - Foto: Assessoria

O médico, Dr. Wanderley, levantou uma séria preocupação em relação à assistência às crianças com cardiopatia congênita no estado, após a compra do Hospital do Coração de Alagoas pela prefeitura de Maceió.

Nas redes sociais, o cardiologista expressou sua apreensão com o futuro das crianças que sofrem dessa condição, mas, aliviado pelo governo alagoano continuar com o programa.  

"Com a compra do Hospital do Coração de Alagoas pela prefeitura de Maceió, ficamos sem assistência aos portadores de cardiopatia congênita, mas o governo de Alagoas irá manter seu compromisso com a vida das crianças alagoanas. O projeto Casa do Coraçãozinho será mantido e ampliado", afirmou o deputado em sua publicação. 

Wanderley ressaltou a importância do projeto Casa do Coraçãozinho, iniciado pelo governo de Alagoas sob a gestão do ex-governador e Ministro dos Transportes, Renan Filho, como um local dedicado ao acolhimento e tratamento de crianças com cardiopatia congênita. Ele destacou o compromisso do atual governo, gerido por Paulo Dantas (MDB), em expandir e garantir a continuidade do programa, ancorando-o em outra instituição de saúde. 

A Cordial Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas, responsável pela gestão da Casa do Coraçãozinho, emitiu uma nota de esclarecimento, garantindo que as atividades do programa continuam em pleno funcionamento. A instituição reiterou seu compromisso em oferecer um serviço de excelência para as crianças cardiopatas, mantendo-se como referência estadual nesse campo. 

A nota também ressaltou os avanços do Programa Coraçãozinho desde o seu lançamento em 2015, com mais de 800 crianças já beneficiadas com cirurgias e atendimentos especializados. Além disso, foi anunciada a expansão da estrutura ambulatorial e a realocação das cirurgias para outra unidade hospitalar, garantindo a continuidade e qualidade do atendimento. 

Por fim, a direção da Cordial Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas reafirmou que a Casa do Coraçãozinho permanece sob sua administração, como uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, e que não possui qualquer vínculo com o novo hospital municipal.