Política

Em Dubai, Lira diz que não podem politizar situação de Maceió; entenda

Presidente da Câmara responsabiliza a Braskem pelos danos causados pelo afundamento de minas de sal-gema na capital alagoana

Por Redação 06/12/2023 14h02 - Atualizado em 06/12/2023 18h06
Em Dubai, Lira diz que não podem politizar situação de Maceió; entenda
Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) - Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Ao participar de um evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizado em Dubai, em paralelo à COP28, nesta quarta-feira, 06, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), disse, em entrevista para jornalistas presentes, que a situação de Maceió, não pode ser politizada.

A fala do político se deve ao crime ambiental cometido pela empresa Braskem, na capital de Alagoas. “A responsabilização da sal-gema é clara. Eu digo antiga sal-gema, atual Braskem. É clara. Já fez uma composição de indenização a todos os moradores, indenizou a prefeitura. O que não podemos fazer agora é politizar esse tema. É trazer esse tema para uma disputa política local, para transformá-la em nacional”, destacou.

No evento, que aconteceu ao longo do dia, empresários se reuniram para debater estratégias do setor para atingir uma economia de baixo carbono.

Já em Maceió, também nesta quarta, vítimas da Braskem protestaram da Fernandes Lima até Assembleia Legislativa cobrando realocação imediata. A manifestação foi iniciada às 7h e se dissipou a partir das 13h, de acordo com dirigentes do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB).