Política

A incrível história do vereador de Maceió que “trocou” mandato por cargo de assessor

Se a troca foi boa ou não, o futuro dirá

Por Blog do Edivaldo Júnior 19/11/2023 11h11 - Atualizado em 19/11/2023 12h12
A incrível história do vereador de Maceió que “trocou” mandato por cargo de assessor
Câmara dos vereadores - Foto: Reprodução

Era uma vez um suplente de vereador de Maceió que assumiu o mandato, com tudo que tinha direito. E de quebra, dizem, espaços políticos no governo de Alagoas. Tudo ia bem, quando certo dia, ele foi convidado para uma nova missão.

Deveria o nobre parlamentar deixar a oposição e juntar forças com a bancada governista. E assim o fez. Foi um gesto ousado, aplaudido pelos novos aliados.

Em vibrante discurso na tribuna da Câmara Municipal de Vereadores de Maceió, o parlamentar anunciou que estava, a partir daquele momento, mudando a cor da camisa. A alegria, no entanto, durou poucas horas.

Já na manhã seguinte, o parlamentar acordou sem o mandato, sem a tribuna e aparentemente sem força no novo grupo. Aparentemente. Porque, depois de se especular muito que ele teria uma nova vaga no parlamento e até mesmo uma Secretaria do Município, o vereador não ficou na mão.

Podem até chamar de prêmio de consolação. Se é isso ou não, a verdade é que o vereador assume o importante cargo de Assessor Executivo III, Símbolo NES-4, do Quadro de Pessoal do Poder Executivo Municipal.

Se a troca foi boa ou não, o futuro dirá.

Novo cargo


Saiu nessa sexta-feira (17/11) a nomeação do primeiro suplente de vereador Alan Balbino no Diário Oficial de Maceió. Ele foi nomeado para um cargo NES-4 (Assessor Executivo III, Coordenador Executivo e Secretário Extraordinário, com vencimentos de R$ 16.000,00) é a melhor função do município depois do cargo de secretário (R$ 17 mil de vencimentos).

Balbino estava assumindo o mandato na vaga de Kelmann Vieira, que ocupava a Secretaria de Prevenção a Violência do Estado (Seprev). O compromisso para ele ficar na vaga era somar com o grupo do governador Paulo Dantas (MDB), que faz oposição ao prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL).

Balbino teria decidido deixar o bloco da oposição, no dia 28 de outubro para somar com o grupo de JHC – isso depois que foram nomeados, um dia antes, vários indicados seus para cargos na prefeitura.

O que seria uma aparente baixa na oposição, virou uma dor de cabeça. Kelmann Vieira voltou para a Câmara Municipal de Vereadores e voltou disposto a “incomodar”. E parece que vai conseguir. Mas essa é outra história.

Veja o decreto de nomeação:

ATOS E DESPACHOS DO PREFEITO DE MACEIÓ PORTARIA Nº. 6001 MACEIÓ/AL, 16 DE NOVEMBRO DE 2023.


O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ, no uso de suas atribuições e prerrogativas legais, RESOLVE:

Art. 1º Nomear ALAN HELTON DE OMENA BALBINO, para o cargo em comissão de Assessor Executivo III, Símbolo NES-4, CPF n°. 404.156.604-59, dentre os cargos de LIVRE DESIGNAÇÃO vinculados a SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E PATRIMÔNIO – SEMGE, do Quadro de Pessoal do Poder Executivo Municipal.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

JHC


Prefeito de Maceió