Política

Deputado alagoano vai à Paraíba conhecer projeto pioneiro na produção de cannabis no Brasil

Ronaldo Medeiros conheceu a atuação do projeto para ajudar a reprodução do projeto em Alagoas

Por redação* 02/09/2023 09h09
Deputado alagoano vai à Paraíba conhecer projeto pioneiro na produção de cannabis no Brasil
Ronaldo Medeiros vai à Paraíba conhecer produção de canabidiol da Abrace - Foto: Assessoria

Nesta sexta-feira (o1), o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) foi a João Pessoa, capital da Paraíba, conhecer a atuação da Abrace Esperança, pioneira no país na produção de canabidiol. A ideia do parlamentar é entender a experiência da organização e as formas de ajudar sua reprodução em Alagoas.

"Vou usar o conhecimento que tive aqui na Paraíba para aprofundar o debate sobre o acesso ao canabidiol em Alagoas. Vou procurar a Ufal e outras autoridades científicas da área da saúde", comenta. "A Abrace é pioneira no Brasil. Ela superou, e supera, inúmeros desafios para garantir acesso ao canabidiol e, assim, salvar vidas", completa o parlamentar.

A Abrace Esperança é mantida por seus mais de 47 mil sócios, espalhados por todos os estados brasileiros.

Cassiano Gomes, fundador da Abrace Esperança, durante a visita de Ronaldo Medeiros, destacou as barreiras enfrentadas para seguir produzindo o canabidiol, seja de legislação ou por preconceito.

"Sempre convivemos com preconceito e desinformação em relação ao nosso trabalho. Por isso, fazemos questão de, não só mostrar a história do uso da cannabis pela humanidade, como também o resultado de nossos pacientes", completa Cassiano Gomes.

A Abrace mantem o Museu Nacional da Cannabis, que fica ao lado de sua sede, na região central de João Pessoa.

Cassiano Gomes também ressalta a importância da iniciativa de Ronaldo Medeiros, autor da lei que garante o acesso ao canabidiol pelo SUS em Alagoas.

"Acho essa iniciativa de Ronaldo importantíssima, em tornar o acesso ao canabidiol mais democrático via SUS", afirma o fundador da Abrace Esperança.

CANABIDIOL

O canabidiol é indicado para o tratamento de doenças como câncer, glaucoma, estado positivo para HIV, AIDS, mal de Parkinson, hepatite C, transtorno de espectro autista e esclerose lateral amiotrófica.

Diversas pessoas, especialmente crianças e idosos, têm tido melhoras significativas em suas patologias devido ao uso do canabidiol.

*Com informações da assessoria