Política

Praticamente “perdoado”, prefeito deve “compor” com Renan e Paulo

Nas eleições de 2022, mesmo mantendo sua filiação ao MDB, Barbosa trocou Renan Calheiros por Arthur Lira, votando contra Renan Filho e Paulo Dantas

Por Blog do Edivaldo Júnior 12/07/2023 17h05 - Atualizado em 12/07/2023 20h08
Praticamente “perdoado”, prefeito deve “compor” com Renan e Paulo
Paulo Dantas e Luciano Barbosa - Foto: Pei Fon/Agência Alagoas

Não é o caso de um “retorno” partidário, mas sim e tão somente um episódio de volta ao “ninho” político.

Após dois rompimentos com Renan Calheiros – que muitos consideram traição – o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), está em rota de reaproximação. Do senador e do governador Paulo Dantas.

Barbosa, só para lembrar, era vice de Renan Filho e renunciou para disputar a prefeitura de Arapiraca em 2020, jogando fora um planejamento de “20 anos”, feito a quatro mãos, entre ele e Renan.

Nas eleições de 2022, mesmo mantendo sua filiação ao MDB, Barbosa trocou Renan Calheiros por Arthur Lira, votando contra Renan Filho e Paulo Dantas.

Luciano, no entanto, conseguiu eleger um deputado federal para chamar de seu (Daniel, seu filho), o que ajuda muito em qualquer composição.

E, mais do que isso, passou a usar sua “simpatia e habilidade” – algo que ele tem de sobra quando foca em algum objetivo – para quebrar arestas com Paulo Dantas e Renan Calheiros.

Ao que parece, o esforço vem dando bons resultados – para ele. A “atilharia” palaciana, que antes mirava também e até de forma mais intensa a prefeitura de Arapiraca, está apontada agora principalmente (quase exclusivamente) para Maceió.

A dúvida agora é se Luciano disputará a reeleição (e ele é franco favorito) pelo MDB com apoio de Paulo e Renan ou se será um “MDB independente”.