Política

Imprensa nacional repercute críticas à prefeita de Atalaia, que apaga publicações

Artigo de opinião do Jornal de Alagoas foi destaque em veículos de imprensa como O Globo, Estadão e UOL; prefeita retirou publicação do ar após repercussão negativa

Por Shelton Melo* 09/07/2023 07h07 - Atualizado em 09/07/2023 18h06
Imprensa nacional repercute críticas à prefeita de Atalaia, que apaga publicações
Após a repercussão negativa do caso, a prefeita retirou do ar as imagens posadas. - Foto: Reprodução

A imprensa nacional repercutiu neste sábado (8) críticas de internautas nas redes sociais à prefeita do município de Atalaia, em Alagoas, Cecília Rocha (MDB), por publicar foto no Instagram no qual posa, com uma logo da prefeitura local, em meio às fortes chuvas que atingem o município desde a madrugada da última sexta-feira (7).

O Jornal de Alagoas publicou a matéria em primeira mão
. O artigo de opinião foi destaque em veículos de imprensa importantes, como O Globo, Estadão, UOL, Metropoles, R7, Terra, Jornal Extra de Alagoas, entre outros, além de viralizar nas redes sociais, gerando diversos comentários, curtidas e compartilhamentos.

Os jornais O Globo e Terra, por exemplo, destacaram o comentário de uma internauta no Twitter. Na publicação, a pessoa mostra quatro imagens de Cecília em meio ao temporal, imagens essas publicadas pela própria política em seu Instagram, e, em seguida, diz que as fotos em close da gestora se assemelham a “um editorial de moda”.


Outras pessoas saíram em defesa de Cecília no Twitter, afirmando que os comentários irônicos sobre ela são "sujos", e que a política está dando assistência às vítimas, pessoalmente, logo nas primeiras horas da última sexta-feira (7), após o temporal.

Conforme frisado pelo Jornal de Alagoas, Atalaia sofre um histórico de inundações e alagamentos, e Cecília também vem utilizando suas redes sociais para dar visibilidade a canais de auxílio população afetada.

Após a repercussão negativa do caso, a prefeita retirou do ar as imagens posadas.

Em nota, porém, afirmou que "os comentários são infundados e que as fotos capturaram o momento em que ela estava efetivamente trabalhando e prestando auxílio àqueles que mais necessitam. Essa postura evidencia o comprometimento da prefeita em se importar e apoiar a comunidade. Seu perfil é caracterizado pela participação ativa - seja dentro ou fora da água- visando ajudar aqueles que mais precisa”, diz, trecho da publicação.

Leia nota:

A prefeita Ceci esclarece os comentários em relação às fotos, enfatizando que durante esse momento crítico para o município, ela não estava posando para as imagens. A prefeita reitera que os comentários são infundados e que as fotos capturaram o momento em que ela estava efetivamente trabalhando e prestando auxílio àqueles que mais necessitam, agindo diante do cenário de desespero em que os moradores se encontravam.

É relevante ressaltar que não é a primeira vez que o município enfrenta enchentes durante a gestão da prefeita. Em ocasiões anteriores, ela também esteve presente nas áreas afetadas, prestando auxílio às pessoas. Essa postura evidencia o comprometimento da prefeita em se importar e apoiar a comunidade. Seu perfil é caracterizado pela participação ativa - seja dentro ou fora da água - visando ajudar aqueles que mais precisam.

Para a prefeita, o papel de qualquer gestor municipal é estar comprometido em prestar ajuda, independentemente do cenário enfrentado. Ela tem trabalhado incansavelmente para minimizar a situação caótica em que a cidade se encontra.

Sua única intenção era oferecer auxílio e amparo aos moradores em um momento de extrema necessidade, e essa dedicação continuará até o final de seu mandato.


Muita chuva em Alagoas

Além de Atalaia, as chuvas em Alagoas nesta semana castigaram mais 28 municípios. Foram eles: Barra de São Miguel, Branquinha, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Murici, Paulo Jacinto, Paripueira, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, São José da Laje, Santana do Mundaú, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Milagres, União dos Palmares, Penedo, Marechal Deodoro, Cajueiro, Capela, Viçosa, São Miguel dos Campos e Satuba.

O balanço dos municípios atingidos foi emitado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) ainda neste sábado (8). Com isso, o governador Paulo Dantas (MDB) declarou situação de emergência em todas regiões. Até o momento, 16 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e uma pessoa morreu em Joaquim Gomes

*Estagiário sob supervisão