Blog Opinião

Espaço para as ideias, a opinião e o pensamento dos alagoanos

Tragédia instagramável: prefeita inunda redes com poses em meio ao temporal

Prefeita de Atalaia decretou estado de emergência no município ao mesmo tempo em que fez chover publicações no Instagram

Por Jornal de Alagoas 07/07/2023 19h07 - Atualizado em 07/07/2023 20h08
Tragédia instagramável: prefeita inunda redes com poses em meio ao temporal
Em publicação há seis dias, Cecília relembra enxurrada com foto em que aparece com a mão no queixo - Foto: Reprodução

A prefeita do município de Atalaia, na Zona da Mata alagoana e que desde a madrugada desta sexta-feira (7) sofre com fortes chuvas, Cecília Rocha (MDB), chamou a atenção por suas poses em meio a enxurrada. Em uma das fotos, a gestora aparece ao lado de um figurinha personalizada (sticker) com os dizeres “Operação chuvas 2023”.

Vale ressaltar que o município de Atalaia tem um largo histórico de enchentes e alagamentos. A desta sexta-feira já deixou 400 desalojados. Foi decretado estado de emergência no município. Casas desabaram e a população relata enchentes em locais em que a água nunca chegou. Apesar disso, o Rio Paraíba, que atravessa o município, não transbordou.

Famosa pelas aparições públicas inusitadas, ela postou hoje várias imagens em seu Instagram. Em um vídeo, aparece de chapéu e um casaco longo, estampado, com água na altura do joelho. Uma hashtag escrita #contecomagente seguida de uma imagem orientando a população a ligar para a defesa civil, completam o quadro. Na sequência, duas fotos um pouco borradas em que cecília parece se movimentar.



"Após as intensas chuvas que atingiram nosso município, decretamos situação de emergência nesta sexta-feira. ➡️ O decreto visa mobilizar recursos e fornecer assistência de forma ágil, garantindo apoio imediato à população. A medida permite que a prefeitura acione equipes de resposta emergencial, disponibilize abrigos temporários, destine recursos para a reconstrução de infraestruturas danificadas e execute ações de prevenção de desastres. A situação de emergência possibilita uma resposta coordenada e rápida para enfrentar os desafios causados pelas chuvas, visando à segurança e ao bem-estar dos cidadãos afetados", escreveu Cecília, ao publicar uma notícia sobre o estado de emergência em Atalaia. 

É fato também que a gestora municipal vem usando as redes sociais e os seus 142 mil seguidores somente no Instagram, para pedir auxílio, emitir alertas, números da defesa civil, localização de abrigos e espaços para doação de mantimentos, além de mostrar preocupação com as chuvas e a segurança da população. Para se ter ideia, de acordo com o censo de 2020 do IBGE, a população atalaiense era de pouco mais de 47 mil pessoas.

Em uma publicação há seis dias foi a essas pessoas que Cecília se dirigiu ao escrever uma "Carta aberta ao povo atalaiense", na qual relata a angústia vivida pela população e as ações de resgate realizadas por ela própria e pela prefeitura nas chuvas de 2022. Em uma das fotos, Cecília aparece dormindo em um carro, com expressão de cansada. No primeiro plano da foto, chama atenção um colete cor laranja com o nome “Prefeitura”, em destaque. O colete é indicado para ambientes com risco de acidentes por baixa visibilidade. 

Em outro momento, a prefeita aparece em meio ao que parece ser uma pista destruída por conta das chuvas. Ela mostra expressão de perplexidade, com a mão no queixo.

Pois bem, menos de uma semana depois, as chuvas retornaram com força ao município da Zona da Mata e Cecília voltou a ajudar a população com as próprias mãos e também a publicar seus feitos nas redes sociais.

Vale saber se as roupas, poses, stickers e a pronta ação em época de chuva é de fato uma ação de cordialidade para com os seus conterrâneos que sofrem com os alagamentos, ou se não passa de uma tentativa de promoção e capitalização de votos rumo à reeleição na prefeitura, uma vez que as peças dos bastidores político de Atalaia (e da vizinha Pilar) já começaram a se movimentar. 

Pesquise no blog
Sobre o blog
Arquivo