Política

Gaby Ronalsa e Eduardo Canuto são criticados pelo próprio partido após defesa a Bolsonaro

Federação PT, PV e Rede repudiaram a atitude dos vereadores em nota enviada à imprensa: "causou estranheza"

Por Vinícius Rocha 05/05/2023 14h02 - Atualizado em 05/05/2023 15h03
Gaby Ronalsa e Eduardo Canuto são criticados pelo próprio partido após defesa a Bolsonaro
Ronalsa e Canuto defenderam Bolsonaro e foram criticado por Federação que inclui o próprio partido, o PV, e o PT, de Lula - Foto: Assessoria Câmara dos Vereadores/Montagem: JAL

Após os vereadores Gaby Ronalsa e Eduardo Canuto, ambos do PV,  criticarem as investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro em sessão na Câmara de Maceió nesta semana, a Federação Brasil da Esperança em Alagoas repudiou a atitude de seus parlamentares, em nota enviada à imprensa. De acordo com a direção dos três partidos que compõem a federação a postura de Ronalsa e Canuto "causou estranheza". 

No documento assinado por Ricardo Barbosa, do PT, Lindinaldo Freitas, do PCdoB e Sandra Menezes, do PV, presidente e primeiro e segunda vice-presidente da Federação, respetivamente, diz que os dois parlamentares não só criticaram as investigações como também se solidarizaram ao ex-presidente investigado, além de atacar a imagem do presidente Lula (PT). 

"Queremos esclarecer que esta não é a posição da Federação", diz trecho da nota. Os três dizem ainda que não autorizamo, nem endossamo nenhuma declaração com este conteúdo político que afronta os princípios que balizaram a formação da Federação e que, segundo eles, foram fundamentais para eleger Lula presidente, e salvar o País das garras do bolsonarismo. "Queremos deixar claro que a democracia é o convívio e tolerância com as divergências, desde que essas não transcendam o campo da política e vá para o campo dos princípios", completam. 

Os signatários finalizam o documento afirmando que no brasil, "felizmente, no que pertine às organizações partidárias, há espaços para acolher quaisquer tipos de pensamentos ideológicos e políticos, basta escolher um lado!". 

Leia abaixo a nota na íntegra -

NOTA DA FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA EM ALAGOAS

A Federação Brasil da Esperança em Alagoas, através dos partidos que a compõem, nas pessoas d@s respectiv@s President@s, vem tornar público seu posicionamento em favor de quaisquer investigações, sejam elas em qualquer âmbito, que visem apurar os supostos crimes cometidos pelo ex-Presidente Bolsonaro.

Para os incautos, ou por descuido ou por malícia, é bom que se esclareça que o ex-Presidente da República não está sendo investigado “apenas” por ter falsificado seu próprio atestado negativo para COVID-19, o que pode ter levado a exposição de altíssimo risco todos os que com ele mantiveram contato, à época, como também crimes que antecedem seu mandato, a exemplo do episódio com a Deputada Maria do Rosário (PT-RS), em 2014, no qual declarou, da Tribuna da Câmara, que “só não cometeria estupro contra a Deputada porque ela era “muito feia””.

Ao todo, o ex-Presidente amarga sete inquéritos (levando em consideração apenas os que estavam no âmbito do STF, em razão de seu já perdido “foro privilegiado”), dentre eles, o também recente escândalo de sua tentativa de “se apropriar” de um pacote de joias recebido do Governo da Arábia Saudita, avaliado em R$ 16 milhões, apreendido pela Receita Federal em outubro de 2021, além de outros dois estojos de joias sauditas que não chegaram a ser apreendidos e que foram parar no acervo pessoal do ex-Presidente.

E aqui não se quer aprofundar em relação a outros crimes misteriosos (e outros nem tanto!) que escandalizaram o País, além de outras perguntas que ainda não foram respondidas a exemplo de “quem matou Mariele?”.

Mas o que causou estranheza à Direção da Federação foi a postura assumida por dois de seus Vereadores, os quais, em sessão realizada na Câmara Municipal de Maceió, não só criticaram as investigações, como também se solidarizaram ao ex-Presidente investigado, além de atacar a imagem do Presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores, partido integrante dessa Federação.

Queremos aqui esclarecer que ESTA NÃO É A POSIÇÃO DA FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA EM ALAGOAS, e que não autorizamos, nem endossamos, nenhuma declaração com este conteúdo político que afronta os princípios que balizaram a sua formação, e que foram fundamentais para eleger Lula Presidente, e salvar o País das garras do bolsonarismo. Queremos deixar claro que a democracia é o convívio e tolerância com as divergências, desde que essas não transcendam o campo da política e vá para o campo dos princípios.

A Federação Brasil da Esperança, em Alagoas, seguirá marchando no mesmo campo político, demarcando com o bolsonarismo, seja em âmbito nacional, estadual ou municipal. Felizmente, no Brasil, no que pertine às organizações partidárias, há espaços para acolher quaisquer tipos de pensamentos ideológicos e políticos, basta escolher um lado!

Maceió, 05 de maio de 2023.

RICARDO BARBOSA/PT – PRESIDENTE

LINDINALDO FREITAS/PCdoB – PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE

SANDRA MENEZES/PV – SEGUNDA VICE-PRESIDENTA