Municípios

Falta de energia atinge abastecimento de água em municípios alagoanos

Arapiraca, Craíbas e Igaci estão entre as cidades afetadas pela situação

Por Redação 11/05/2024 15h03 - Atualizado em 11/05/2024 16h04
Falta de energia atinge abastecimento de água em municípios alagoanos
Falta de energia afeta fornecimento de água de cidades alagoanas - Foto: Divulgação

A falta de energia elétrica está causando interrupção no abastecimento de água em diversos municípios alagoanos neste sábado, 11. Arapiraca, Craíbas e Igaci estão entre as cidades afetadas por essa situação.

A captação de água bruta do Sistema Adutor do Agreste (SAA), localizada no Rio São Francisco em Traipu, teve sua operação interrompida devido à falta de energia fornecida pela Equatorial Alagoas, a distribuidora de energia no estado.

De acordo com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Agreste Saneamento, a interrupção do fornecimento de energia foi identificada por volta das 11 horas da manhã. As bombas responsáveis pela captação de água não estão funcionando sem energia, impedindo assim o envio de água bruta para a Estação de Tratamento de Água (ETA) em Arapiraca, localizada a mais de 50 quilômetros de distância.

A previsão é de que o abastecimento de água seja normalizado gradualmente após o restabelecimento da energia elétrica. No entanto, o processo pode ser mais demorado para a cidade de Igaci e seus povoados rurais, onde a distribuição de água é feita pela concessionária Águas do Sertão, após o recebimento da Casal.

Além disso, técnicos da Casal e da Agreste Saneamento identificaram um pico de sobretensão elétrica na Estação Elevatória de Água Tratada 01 (EEAT), localizada em São Brás e parte do Sistema Coletivo do Agreste (SCA). Um protocolo foi aberto junto à Equatorial para investigar a situação da rede elétrica que atende essa unidade.

Enquanto isso, há uma redução na vazão de água fornecida pelo Sistema Coletivo do Agreste, afetando temporariamente bairros de Arapiraca, São Brás, Olho D’água Grande, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande e Coité do Nóia.