Política

Deputado cobra posição de Galba Netto: “não dá para ficar com um pé em cada canoa”

Na semana passada, o senador Renan Calheiros, presidente do partido em Alagoas, sugeriu que Chico Filho “tire uma licença” do MDB

Por Blog do Edivaldo Júnior 05/04/2023 18h06
Deputado cobra posição de Galba Netto: “não dá para ficar com um pé em cada canoa”
Galba Netto (MDB) - Foto: Assessoria

A indicação do vereador Chico Filho para a liderança de governo do prefeito JHC na Câmara de Municipal de Maceió provocou um debate interno no MDB. 

Na semana passada, o senador Renan Calheiros, presidente do partido em Alagoas, sugeriu que Chico Filho “tire uma licença” do MDB. 

“Vou recomendar que ele enquanto estiver na liderança do João Caldas na Câmara tire licença do MDB”, disse, acrescentando que “gostamos muito do vereador, não queremos prejudicar Maceió, mas não podemos pagar o preço da contradição”, disse Renan. 

O deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) considera que a “recomendação” do partido está correta. “As feridas ainda estão abertas. Tivemos uma eleição muito dura, sofremos muitos ataques em 2022. Além disso, o prefeito JHC está no campo da direita, do bolsonarismo, enquanto nos estamos no campo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o campo da centro esquera. Não dá para ficar com um pé em cada canoa”, aponta. 

Rafael Brito avalia, no entanto, que a decisão não deve se restringir – no caso – a Chico Filho. “O presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Netto, também deve ter o mesmo tratamento. Essa, aliás, é minha posição pessoal. Acredito até que ele, como tem bom senso e sabendo que não há possibilidade de acordo no próximo ano entre nosso grupo e o grupo de JHC deveria se posicionar desde já”, aponta. 

Para o deputado federal do MDB, Galba Netto deveria tomar a iniciativa de se posicionar. “O que se sabe é ele está com JHC hoje e marchará com ele no próximo ano. Nós fazemos oposição ao prefeito. O MDB de Alagoas e de Maceió faz oposição ao prefeito. Se ele pretende continuar na base, dando apoio a JHC, respeitamos, mas que ele também tome a iniciativa de procurar o partido para comunicar seu posicionamento e, a partir daí defina livremente seu futuro político”, reforça Brito.

“Nosso candidato será o candidato do Lula”

O deputado federal Rafael Brito adianta que o grupo político que faz oposição a JHC terá candidato a prefeito de Maceió em 2024. “Nosso candidato, seja do MDB ou de qualquer outro partido de nossa aliança, será o candidato do presidente Lula, do governador Paulo Dantas, do senador Renan Calheiros, do ministro Renan Filho e do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas Marcelo Victor”, aponta. 

“Hoje não há possibilidade de acordo com JHC, nem haverá no próximo ano. Teremos um candidato de oposição que irá disputar a prefeitura com condições de vitória”, afirma.

Saiba mais: https://edivaldojunior.blogsda...