Política
Em visita ao HGE, Paulo Dantas deixa claro que a Saúde terá “sua cara”
Além de reduzir gastos, a orientação do governador é que o a Secretaria de Saúde aumente a capacidade de captação de recursos, especialmente do SUS através do credenciamento da rede ou da prestação de se serviços
Ampliação da rede própria, sem abrir mãos dos serviços (enquanto for necessário) da rede privada. Esse parece ser o tom na Secretaria de Saúde do Estado a partir de agora.
A mudança é significativa e marca uma participação mais direta do governador Paulo Dantas (MDB) no comando da Sesau-AL.
Desde o início do novo governo, em janeiro deste ano, que Paulo Dantas dedicou mais tempo a gestão na Saúde.
O primeiro desafio foi de controlar os gastos. A Secretaria de Saúde fechou 2022 e começou 2023 com atrasos nos pagamentos, especialmente de hospitais e clínicas particulares, além de prestadores de serviços.
Para conter a crise na Pasta, o governador passou a atuar diretamente na gestão, dando suporte a equipe do secretário Gustavo Pontes de Miranda e orientado na adoção de medidas “duras” – a exemplo do corte de pessoal, redução de carga horária ou revisão de contratos – mas consideradas necessárias.
Como resultado, o Estado conseguiu equilibrar as contas na Saúde ao reduzir em cerca de R$ 32 milhões as despesas mensais. O governador ainda busca solução para pagar os “penduras” na saúde e a expectativa é aprovar um plano “real” de parcelamento para quitação de todos débitos.
Além de reduzir gastos, a orientação do governador é que o a Secretaria de Saúde aumente a capacidade de captação de recursos, especialmente do SUS através do credenciamento da rede ou da prestação de se serviços.
De acordo com estimativas da equipe econômica do governo, isso poderia garantir um aumento de receita junto ao SUS da ordem de R$ 20 milhões mensais.
Parte dessa nova estratégia o governador Paulo Dantas colocou em funcionamento nesta segunda-feira (27/03) com a retomada das cirurgias ortopédicas no Hospital Geral do Estado.
Acompanho de Gustavo Pontes, Paulo foi ao HGE para acompanhar a realização dos primeiros atendimentos.
“Hoje visitei o HGE para cumprirmos mais uma promessa: o retorno do atendimento de Ortopedia de baixa e média complexidade para toda a população alagoana. Serão entre 100 e 150 cirurgias por mês, garantindo um fluxo maior e mais agilidade para os pacientes”, disse o governador nas redes sociais.
“Já as cirurgias de alta complexidade continuam sendo realizadas por outros hospitais, entre eles o Regional da Mata, o Veredas (Maceió) e o Carvalho Beltrão”, reforçou Paulo Dantas.


