Política

Santoro vira “vice-ministro” e defende mais investimentos em transportes e infraestrutura

Alagoas foi o Estado que fez o maior volume de investimentos (proporcionalmente) no Brasil nos últimos 8 anos

Por Blog do Edivaldo Junior 22/03/2023 06h06 - Atualizado em 22/03/2023 11h11
Santoro vira “vice-ministro” e defende mais  investimentos em transportes e infraestrutura
George Santoro - Foto: Reprodução

O ex-secretário da Fazenda de Alagoas foi nomeado nesta terça-feira (21), para Secretaria Executiva do Ministério dos Transportes. Passa a ser, na prática, uma espécie de “vice-ministro”.

George Santoro chega a pasta uma semana depois de deixar a Sefaz-AL e leva junto com ele a experiência vivida em Alagoas na área de investimentos. A rodovia – ou a construção dela – é o caminho, avalia Santoro, para o Brasil crescer.

Alagoas foi o Estado que fez o maior volume de investimentos (proporcionalmente) no Brasil nos últimos 8 anos (na “era” Santoro/Renan Filho ). A maior parte destes investimentos – visivelmente – foi feita na construção de novas estradas ou duplicação de rodovias.

Em artigo publicado no Poder 360, assinado em parceria com o professor José Roberto Afonso, Santoro avalia que “Para se alcançar um crescimento sustentado (da economia nacional), é necessário contar com um investimento médio anual acima de 2% do PIB. As melhores experiências internacionais apontam ainda que pelo menos metade desse investimento precisa ser direcionado ao setor de transportes. A União Europeia e os Estados Unidos, por exemplo, mesmo já dispondo de excelente estrutura logística, continuam a aportar uma média de 1% do PIB por ano no setor”.

“Novos ares”


George segue morando em Maceió, mesmo trabalhando a partir de agora em Brasília. A mudança para o MT traz novos desafios, como ele queria. Além disso, volta a trabalhar diretamente com Renan Filho.

Agora o desafio de Santoro é ajudar seu chefe a tirar do papel projetos importante, incluindo o arco metropolitano de Maceió. Mas essa é outra história.