Política

Governo anuncia redução de 20% no número de homicídios e permanência de secretário de Segurança Pública

O governador Paulo Dantas atribuiu o resultado aos esforço de policiais militares e civis, que, segundo ele, passaram a ter uma maior integração dos setores de inteligências para coibir esse tipo de crime

Por Vinícius Rocha 02/12/2022 11h11
Governo anuncia redução de 20% no número de homicídios e permanência de secretário de Segurança Pública
Governador Paulo Dantas anunciou números da Segurança Púbica ao lado dos chefes da polícia alagoana - Foto: Jornal de Alagoas

O governo de Alagoas, apresentou, em coletiva de imprensa na maha desta sexta-feira (2), as estatísticas e números da violência no estado. Houve, uma redução de 20% no número de homicídios. Em 2022, foram 89 homicídios até o mês de novembro, contra 112 crimes desse mesmo tipo cometidos no mesmo período do ano de 2021.

O governador Paulo Dantas atribuiu o resultado aos esforço de policiais militares e civis, que, segundo ele, passaram a ter uma maior integração dos setores de inteligências para coibir esse tipo de crime, caracterizado como Crimes Violentos Letais Intencionados (CVLI).

“Foi o melhor novembro dos últimos anos. A redução é superior a 40% quando a comparado a 2012. O governo organizado, estruturado e que tem planejamento, que tem cumprimento de metas e que tem controle, ele tem que seguir daqui pra melhor e é isso que tá acontecendo. O governo está batendo seus próprios recordes”, celebrou o governador.

Dantas afirmou que mesmo com as recentes mudanças no secretariado que envolve a segurança pública, os números continuaram a cair, o que significa, para ele, que há uma política permanente e que está sendo eficiente no combate à criminalidade.

Ele confirmou a permanência do delegado Flávio Saraiva a frente da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) pelos próximos quatro anos, ou, “até quando ele quiser”, brincou.

Foram os números de CVLIs também para as duas principais cidades do estado, Maceió e Arapiraca. Na capital alagoana aconteceram 26 homicídios até novembro de 2022, contra 34 no mesmo período do ano anterior. Já a cidade do agreste alagoano registrou 6 homicídios neste período em comparação com os nove, entre janeiro e novembro de 2021.

Para o secretário adjunto da SSP-AL, José Carlos dos Santos, os números representam estabilidade e o avanço do governo de Alagoas nas políticas de segurança. “Tivemos o melhor mês de novembro da história de Alagoas, desde que controlamos os dados. Mesmo tendo sido um ano de mudança de gestão, de pós pandemia”, explicou.