Política

"Se as instituições não resolvem, nós vamos resolver", diz coordenadora do MTST Alagoas

Movimento afirmou está se organizando internamente e que acompanhará direção nacional em relação à desobstrução de rodovias

Por Vinícius Rocha 01/11/2022 11h11 - Atualizado em 01/11/2022 13h01
'Se as instituições não resolvem, nós vamos resolver', diz coordenadora do MTST Alagoas
MTST em Alagoas vai desobstruir rodovias e avenidas fechadas por movimentos antidemocráticos - Foto: MTST

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) em Alagoas irá às ruas para desobstruir estradas e avenidas que estão ocupadas por eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que não aceitam o resultado das eleições do último domingo (30). A informação foi confirmada pela coordenadora do MTST em Alagoas, Eliane Silva. "Estamos nos organizando", disse.

Segundo ela, essa reação do movimento social organizando se dá "diante da inércia das instituições que estão sendo complacentes com atos antidemocráticos". A coordenadora afirmou que, devido a estratégia que está sendo montada pelo Movimento, não vai informar hora e local em que serão realizadas as ações de desbloqueio da avenida. 

"Se a Polícia Federal e Militar, o Ministério Público e as instituições sérias não estão fazendo nada, a sociedade civil vai resolver. Vamos para as ruas para fazer o desbloqueio. Isso é inadmissível. Não respeitam a legalidade das urnas. Essa ação [de obstrução] é coordenada. Tem gente grande em cada estado organizando isso", acusa Eliane. 

Ela comparou a falta de mobilização das instituições em relação as ações tomadas quando quem protesta é o MTST: "Quando somos nós que fazemos manifestações por moradia, comida e terra são recebidos à balas de borracha, ataques e prisão", e relembrou ainda que em 2018, quando Bolsonaro ganhou as eleições de um candidato petista, os partidos de esquerda e os movimentos sociais respeitaram o resultado das eleições.