Política

Collor reage e ganha fôlego para ir ao 2o turno com Paulo Dantas

A favor do candidato do PTB nos últimos dias, vários apoios de bolsonaristas influentes no cenário nacional, a exemplo de Luciano Hang e Tarcisio de Freitas

Por Blog de Edivaldo Junior 20/09/2022 06h06
Collor reage e ganha fôlego para ir ao 2o turno com Paulo Dantas
Paulo Dantas x Collor - Foto: Reprodução

O resultado da pesquisa Ipec (ex-Ibope) caiu como uma bomba – literalmente – entre os articuladores da campanha do senador Rodrigo Cunha, candidato ao governo de Alagoas pelo União Brasil. A expectativa era que ele crescesse em relação ao levantamento anterior, se consolidando em segundo lugar. Era.

Cunha caiu um ponto percentual e foi para 20% das intenções de votos – candidato ao governo pelo PTB, na comparação com a pesquisa de 01/09. Com esse resultado, o candidato empata numericamente com o senador Fernando Collor, que cresceu 3 pontos em relação ao resultado anterior.

Collor mostrou forte capacidade de reação, apesar de ter uma campanha com menos recursos que os adversários.

A favor do candidato do PTB nos últimos dias, vários apoios de bolsonaristas influentes no cenário nacional, a exemplo de Luciano Hang e Tarcisio de Freitas, além de um maior engajamento dos bolsonaristas alagoanos. Esse engajamento – anote – pode e deve fazer muita diferença na reta final da campanha.

O governador Paulo Dantas (MDB), candidato à reeleição, ampliou a liderança e cresceu 6 pontos percentuais, chegando aos 30%, garantindo sua gava no segundo turno. O resultado anima o grupo do governo a “sonhar” com vitória no primeiro turno – ainda distante se considerado o resultado do Ipec.

Já o candidato do PSD ao governo, Rui Palmeira, perdeu 4 pontos percentuais, caindo para 11%, o que deixa praticamente sem chances de brigar por uma vaga no segundo turno.

A tendência – como registrei aqui no início da pré-campanha – é de afunilamento da disputa em 3 nomes. E tudo indica que a disputa principal vai se confirmar entre Paulo Dantas, Collor e Rodrigo Cunha no primeiro turno. O segundo turno é outra história.

A pesquisa


A pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada na segunda-feira (19/09), encomendada pela TV Gazeta, revela os índices de intenção de voto para o cargo de governador de Alagoas. A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 16 e 18 de setembro em 35 municípios alagoanos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número AL-01435/2022.

Veja o resultado da pesquisa estimulada para o 1º turno


Resposta estimulada e única, em %:

Paulo Dantas (MDB): 30% (na pesquisa anterior, de 1/9, estava com 24%)

Rodrigo Cunha (União Brasil): 20% (21% na pesquisa anterior)

Fernando Collor (PTB): 20% (17% na pesquisa anterior)

Rui Palmeira (PSD): 11% (15% na pesquisa anterior)

Professor Cícero Albuquerque (PSOL): 1% (1% na pesquisa anterior)

Luciano Almeida (PRTB): 1% (1% na pesquisa anterior)

Bombeiro Militar Luciano Fontes (PMB): 0% (1% na pesquisa anterior)

Brancos e nulos: 7% (9% na pesquisa anterior)

Não souberam: 10% (12% na pesquisa anterior)