Política
Renan Calheiros defende voto útil pra Lula “vencer no 1o turno”
O objetivo é convencer o eleitor a necessidade de não ter um segundo turno para evitar o fortalecimento de Bolsonaro
No sábado (03/09), o senador Renan Calheiros usou sua conta no Twitter para defender voto no candidato à do PT a presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele também atacou o presidente Jair Bolsonaro (PL).
O senador mostrou dados da última pesquisa Datafolha e afirmou que é importante o voto útil para derrotar no primeiro turno o atual chefe do executivo federal.
“De acordo com o DataFolha, Lula lidera em todos os recortes, inclusive nos maiores colégios eleitorais como São Paulo (40×35), Minas Gerais (47×30), Rio de Janeiro (42×36) e Bahia (61×20)”, afirmou o senador do MDB.
“Lula também já virou em estados como o Rio Grande do Sul (42×34). Cada dia é mais útil o voto útil para eliminar o inútil”, completou Calheiros, fazendo uma referência ao presidente Jair Bolsonaro.
PT e o voto útil
O pedido de voto útil do senador faz parte da estratégia do PT para que Lula vença as eleições no primeiro turno. O objetivo é convencer o eleitor a necessidade de não ter um segundo turno para evitar o fortalecimento de Bolsonaro.
Os eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Tebet são os maiores alvos, pois são os que apresentam maiores possibilidades de mudarem de candidatos, caso percebam que a eleição pode terminar no primeiro turno.


