Política
Pesquisa consolida Paulo Dantas e Collor, mas vaga no 2o turno ainda depende da TV

Se as eleições fossem hoje, Paulo Dantas (MDB) e Fernando Collor (PTB) estariam no segundo turno das eleições para o governador. Esse cenário, já confirmado em pesquisas anteriores é confirmado em novo levantamento do Instituto DataSensus divulgado na segunda-feira (15/08).
Apesar da dianteira dos dois candidatos em relação a Rodrigo Cunha (União Brasil) e Rui Palmeira (PSD), Eugênio Albuquerque, diretor do instituto, avalia que a eleição ainda está aberta, com chances para todos os candidatos.
“Hoje, pelo que mostram os números, quem maiores chances, praticamente garantido, de ir para o segundo turno é o governador Paulo Dantas, que concorrer à reeleição. Os outros três disputam a segunda vaga”, pondera.
Na avaliação de Albuquerque, os candidatos serão testados a partir de agora em uma nova fase da campanha. “Tudo vai depender dos apoios políticos, erros e acertos de cada uma, da campanha nas ruas e principalmente da televisão. O guia eleitoral mais uma vez deve ser decisivo para os candidatos”, aponta.
Oscilação
Na pesquisa três dos principais candidatos a governador oscilaram para baixo, dentro da margem de erro. O único que manteve pontuação em relação ao levantamento anterior, divulgado há duas semanas pelo menos instituto (veja imagens abaixo) foi Collor.
Outro detalhe que chama a atenção é o grande número de indecisos no cenário espontâneo (quando não são apresentados os nomes dos candidatos): 60% dos 5.072 entrevistados pelo DataSensus disseram não saber ou não quiseram afirmar em quem votar para governador de Alagoas.
Na espontânea, considerada decisiva no processo eleitoral, porque mostra o voto “consolidado”, Paulo Dantas tem 17%, seguido de Collor com 9%, Rodrigo com 5%, Rui com 3%, outros 1%, branco e nulo 5% e não sabe 60%.
Na estimulada, Paulo Dantas tem 28,3%, seguido de Collor com 19,3%, Rodrigo com 14,6%, Rui com 10%, Cícero Albuquerque (PSOL) 1,2%, outros 1%, branco e nulo 7,5% e não sabe 17,5%.
Senado e presidente
O ex-governador Renan Filho (MDB) lidera as intenções de voto para o Senado com 52,4% das citações, seguido do deputado estadual Davi Davino Filho (PP) 13,7%.
Para senador a novidade é o Coronel Do Vale (PROS) que aprece com 3,4%. O major Luiz Diego (PSB), aparece com 2,4%, mas não será candidato, enquanto Mário Agra (PSOL) tem 1,4%,
branco e nulo 8,7% e não sabe 18%.
Para presidente, o Lula (PT) lidera as intenções de voto para o Senado com 52%, seguido de Jair Bolsonaro (PL) com 28%, Ciro Gomes com 3% e outros com 1%, branco e nulo 5% e não sabe 11%.
A pesquisa
O levantamento do DataSensus foi realizado em 102 cidades de Alagoas entre os dias 12 e 13 de agosto. Foram realizadas 5.072 entrevistas. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 1,4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Pesquisas registradas no Tribunal Regional Eleitoral sob o nº AL-04824/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-03406/2022.





