Política

UB rompe com PSDB em SP e abre caminho para aliança de Vilela com MDB

Por Blog do Edivaldo Júnior 10/06/2022 11h11
UB rompe com PSDB em SP e abre caminho para aliança de Vilela com MDB
Pedro Vilela (PSDB) pode ficar ao lado de Paulo Dantas (MDB) - Foto: Reprodução

O principal “argumento” de Arthur Lira, para tentar manter o PSDB na aliança com o União Brasil em Alagoas, caiu por terra – literalmente.

Lira cobrou o “cumprimento” acordo dos tucanos em Alagoas e ameaçou retirar o apoio do União Brasil e do PP ao pré-candidato do PSDB ao governo de São Paulo, o governador Rodrigo Garcia.

O objetivo de Lira é manter o apoio do PSDB ao pré-candidato do UB ao governo de Alagoas, Rodrigo Cunha. O partido, no entanto, caminha para aliança com o MDB. Se especula que seu presidente no Estado, Pedro Vilela, será candidato a vice ou suplente de senador na coligação com os emedebistas.

A “ameaça” de Lira foi feita praticamente ao mesmo tempo em que o presidente nacional do UB, Luciano Bivar anunciou que o partido não apoiará mais Garcia, abrindo diálogo com Tarcísio Freitas e Fernando Haddad.

“A ameaça de Arthur teve pouca duração. Mas o PP, acho que ele pode tentar tirar da aliança em SP”, disse um interlocutor tucano.

No Twitter, Lira disse nessa quinta-feira (09/06) que “o Progressistas e o União Brasil estão firmes e unidos em fazer cumprir acordos políticos firmados com o PSDB em diversos estados. Quebrar o que foi acordado em AL terá consequências à aliança, principalmente em SP. Na política, o cumprimento de acordo é fundamental à democracia.”

“Estranho seria ver o PSDB romper o acordo com o PP e o União Brasil de resistência ao Calheirismo no Estado. Em acontecendo, o Progressistas e o União Brasil se sentirão alijados na reciprocidade acordada, e deixarão a aliança em São Paulo com o governador Rodrigo Garcia”, reforçou Lira no Twitter.

A publicação saiu praticamente ao mesmo tempo em que Bivar anunciava o rompimento com Garcia e com o PSDB em vários Estados.

Logo após as declarações de Lira, o presidente do PSDB em Alagoas, Pedro Vilela reagiu. Disse ao jornalista Luiz Villar que não gostou da posição de Arthur Lira e rebateu: “Concordo com Arthur Lira. Acordos existem para serem cumpridos. Você (Arthur Lira) só esqueceu de contar a parte do compromisso assumido pelo União Brasil em relação ao PSDB de Alagoas”.

Em tempo

Pedro Vilela esteve reunido nessa quinta-feira, em Brasília, com a executiva nacional do PSDB. O deputado tem tentado evitar o “confronto”, mas já deixou claro em suas declarações que não fará alianças com o UB de Rodrigo Cunha. A conferir.