Política

Pesquisa Datafolha aponta Lula com 48% das intenções de voto; Bolsonaro, 27%

Sem Doria e Moro, Ciro Gomes tem 7% e todos os demais postulantes não ultrapassam os 2%; considerando apenas os votos válidos, que exclui brancos e nulos, ex-presidente ganharia eleição no primeiro turno

Por Redação 27/05/2022 06h06
Pesquisa Datafolha aponta Lula com 48% das intenções de voto; Bolsonaro, 27%
Lula e Bolsonaro - Foto: Reprodução

Pesquisa divulgada na tarde de quinta-feira, (26), pelo datafolha aponta que, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a 48% das intenções de voto, ante 27% do presidente Jair Bolsonaro (PL), o que eleva para 21 pontos percentuais a diferença entre os pré-candidatos que polarizam a disputa presidencial.

Na primeira pesquisa que foi divulgada após o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) deixarem as pré-candidaturas ao Palácio do Planalto, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%, o que reforça a tese de que a eleição de 2022 será polarizada por Lula e Bolsonaro. Escolha da chamada terceira via, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) tem 2% das intenções de voto e está numericamente empatada com o deputado federal André Janones (Avante-MG). Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1%. Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuam. Brancos e nulos somam 7%; 4% não souberam ou não responderam.

De acordo com o datafolha, Lula cresceu na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, e chegou a 38%. Em março, o ex-presidente tinha 30%. Na última pesquisa, Bolsonaro alcançava 23% e agora marca 22%. O índice obtido pelo petista é o melhor desde o início da atual série histórica do Datafolha, em maio do ano passado.

Segundo turno

De acordo com o levantamento divulgado nesta quinta-feira, (26), Lula também lidera as pesquisas de segundo turno. O ex-presidente alcança 58% das intenções de voto; Bolsonaro tem 33%. Na pesquisa anterior, de março, o petista tinha 55%, ante 34% do presidente da República. Com isso, o pré-candidato do PT ampliou de 21 para 25 pontos a sua vantagem. Neste cenário, 8% dos eleitores votariam em branco ou anulariam seus votos; 1% não sabe ou não respondeu. 

A pesquisa foi feita nos dias 25 e 26 de maio, com 2.556 entrevistados em 181 municípios entre a quarta-feira, 25, e esta quinta-feira, 26. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Contratada pelo jornal Folha de S. Paulo, o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05166/2022.