Política

Eleições indiretas estão mantidas, mesmo com suspensão de Plenária do STF

De acordo com o site da Assembleia Legislativa de Alagoas, a eleição está marcada para o próximo domingo (15), às 13h

Por Redação* 13/05/2022 15h03 - Atualizado em 13/05/2022 15h03
Eleições indiretas estão mantidas, mesmo com suspensão de Plenária do STF
Divulgação - Foto: STF

O ministro do STF Nunes Marques decidiu pedir vistas do processo que analisa a medida cautelar em que o ministro Gilmar Mendes determinou a reabertura do prazo de inscrição de candidatos à eleição indireta para governador e vice de Alagoas. A sessão extraordinária foi suspensa, porém a eleição, marcada para este domingo às 13h, deve acontecer. 

O gabinete do ministro Nunes Marques, afirmou ao AL1, que o pedido de vista não impede a realização da eleição, já que a liminar concedida pelo relator da ADPF segue em vigor.

Nunes Marques pediu vista para analisar a questão sob a ótica do modelo de votação, uma vez que, segundo ele, o STF tem precedentes pela realização da eleição fechada, e não aberta. Por isso, na avaliação do ministro Nunes Marques, o pedido de vista tem o objetivo de pacificar entendimento para casos futuros, não apenas neste específico de Alagoas.

Até o pedido de vistas, 5 ministros votaram favoráveis à realização do pleito. Votos foram dos ministros Gilmar Mendes, que também é relator, Edson Fachin, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes. Caso chegasse aos 6 votos do total de 11 favoráveis, as eleições em Alagoas estaria mantida.