Política

Renan critica Arthur Lira e informa "Essa análise econômica rasa é sua cara"

Isso aconteceu na noite da última quinta-feira (14), quando em um extenso texto, Renan Filho buscou fazer uma prestação de contas do desenvolvimento econômico do Estado

Por Redação 15/04/2022 17h05
Renan critica Arthur Lira e informa 'Essa análise econômica rasa é sua cara'
Divulgação - Foto: Reprodução

Por meio das redes sociais, o ex-governador Renan Filho (MDB) questionou dados divulgados pelo deputado federal Arthur Lira (PP) sobre projeções acerca da economia alagoana. De acordo com Renan, "Essa análise econômica rasa é sua cara, @arthurlira. Como sempre, vc trata com desprezo indicadores oficiais e usa dados de consultoria para desinformar”

Isso aconteceu na noite da última quinta-feira (14), quando em um extenso texto, Renan Filho buscou fazer uma prestação de contas do desenvolvimento econômico do Estado e não poupou críticas ao parlamentar. “Pense menos em Orçamento Secreto e mais no povo, deputado @arthurlira. Seja grande! Defenda sua região. Ainda há tempo! Tenho feito minha parte e os alagoanos conhecem bem as diferenças entre meu trabalho à frente do Governo do Estado e o seu que produz mais para o próprio umbigo”, pontuou.

O comentário surgiu quando o deputado usou dados de uma consultoria para questionar o desenvolvimento econômico de Alagoas e usa dados do Auxílio Brasil sobre empregos com carteira assinada. O emedebista respondeu com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Alagoas foi um dos Estados que recuperou mais rápido sua atividade econômica desde a crise que abateu o Brasil em 2014. Nosso PIB superou o patamar desse período já em 2018, enquanto o país até hoje não recuperou o PIB de 2014 e nem vai recuperar este ano ”.

Em sua publicação, Renan Filho informou, “De 2014 a 2021, Alagoas está entre os 5 estados brasileiros com maior crescimento econômico, segundo o IBGE. Bom ressaltar que isso ocorreu praticamente sem qualquer ajuda de recursos federais, vide a paralisação das obras do Canal do Sertão e a interminável duplicação da BR-101”.

E continuou, “O impulso real veio da diversificação da agricultura, da forte expansão do turismo, impulsionada pela redução da violência e das melhorias da infraestrutura, e de investimentos privados, como a mineração, e o aporte de R$ 10 bilhões em investimentos do Governo de Alagoas. Certamente, em 2022 e nos próximos anos, Alagoas continuará crescendo acima da média nacional. O grande volume de investimentos que está sendo executado, principalmente em infraestrutura, saneamento e ações de fortalecimento da agricultura, manterá Alagoas como destaque em crescimento”.

Por fim, ele rebateu a comparação do número de beneficiários do Auxílio Brasil em relação ao número de carteiras assinadas e responsabilizou Arthur Lira pela falta de uma política de desenvolvimento regional. “Informo deputado, que em estados nordestinos mais ricos que nós, como Bahia, Pernambuco e Ceará, isso também ocorre. Certamente é fruto da falta de política federal de desenvolvimento regional, do sucateamento de nossas universidades federais e do tratamento de abandono que a região vem recebendo enquanto vc, inerte, preside a Câmara dos Deputados”.

*Com informações da Assessoria