Política

Renan Filho renuncia oficialmente do cargo de governador do estado de Alagoas

Emedebista deve ser candidato a senador nas eleições de outubro

Por Alícia Santos, estagiária sob supervisão 02/04/2022 12h12
Renan Filho renuncia oficialmente do cargo de governador do estado de Alagoas
Divulgação - Foto: Reprodução

Na manhã deste sábado (2), Renan Filho (MDB), renunciou oficialmente do cargo de governador de Alagoas. A decisão já havia sido compartilhada no último dia 27 de março, conforme antecipado pelo Jornal de Alagoas.

Com a sua saída, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) assume como governador interino até a realização de uma eleição suplementar, que deve ocorrer em até 30 dias após a vacância do cargo. O deputado estadual Paulo Dantas (MDB) será o provável governador eleito pela Assembleia e também candidato a reeleição.

Entenda

A eleição suplementar ocorre porquê o vice-governador Luciano Barbosa (MDB) se tornou prefeito de Arapiraca, segunda cidade mais populosa de Alagoas. Próximo na linha sucessória, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Marcelo Victor (MDB), rejeitou a função para tentar se reeleger.

Além de Dantas, as eleições para governador em Alagoas devem contar com as prováveis candidaturas de Rui Palmeira (PSD), ex-prefeito de Maceió, do senador Rodrigo Cunha (PSDB), aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) e do deputado estadual Antônio Albuquerque (PTB).

A grande estrutura montada para a renuncia também serviu para o anuncio da pré-candidatura ao senado de Renan Filho, que deixou o governo sob aplausos dos Alagoanos que se reuniram em frente ao Palácio Floriano Peixoto.