Política
Diferença na pesquisa é a mesma entre Rui, Rodrigo e Paulo Dantas
A sondagem não traz o nome de JHC, nem de outros nomes que chegaram a ser citados

O Ibrape divulgou nesta terça-feira (22/03) nova pesquisa sobre o cenário eleitoral em Alagoas este ano. O levantamento traz novos números na disputa pelo Governo do Estado.
O instituto traz diferentes cenários. Num dos mais significativos, a disputa ficaria entre Rui Palmeira, Rodrigo Cunha e Paulo Dantas.
Os números apontam para uma margem pequena entre estes candidatos, principalmente após a entrada do nome do ex-prefeito Rui Palmeira no cenário.
A sondagem não traz o nome de JHC, nem de outros nomes que chegaram a ser citados, mas no momento estariam fora da disputa pelo cargo de governador, a exemplo de Renato Filho e Jó Pereira.
O diretor do Ibrape, Francivaldo Diniz, explica que a ausência de JHC se dá porque se imagina que ele não será candidato. Para Diniz, o quadro ao governo, em Alagoas, é de muito “equilíbrio”.
Rui Palmeira lidera todos os cenários montados pelo Instituto, nos quais o seu nome é citado.
Na questão estimulada – “Se as eleições para governador fossem hoje, e se fossem apenas estes os candidatos, neste caso em qual deles o (a) Sr. (a) votaria?” – o ex-prefeito de Maceió lideraria com apenas dois pontos de vantagem numa simulação que contaria com outros cinco candidatos.
Veja o resultado:
CENÁRIO 1
RUI PALMEIRA 19 %
FERNANDO COLLOR 17 %
RODRIGO CUNHA 15 %
PAULO DANTAS 11 %
ANTONIO ALBUQUERQUE 4 %
JOSAN LEITE 1 %
NÃO SABE / INDECISO 21 %
BRANCO / NULO / NINGUEM 12 %
Neste cenário, a novidade é a citação do nome do senador Fernando Collor. Sua entrada na disputa ao governo, muito improvável (ele já anunciou que vai mesmo a reeleição) seria capaz de mudar os rumos da disputa, tornando a briga por uma vaga no segundo turno muito emocionante.
No cenário mais provável das eleições deste ano, Rui Palmeira amplia a liderança. O detalhe é que a diferença entre os três candidatos é a mesma: apenas cinco pontos percentuais de um para outro, apontando para situação de “empate técnico”.
CENÁRIO 2
RUI PALMEIRA 26 %
RODRIGO CUNHA 21 %
PAULO DANTAS 16 %
NÃO SABE / INDECISO 22 %
BRANCO / NULO / NINGUEM 15 %
Os cenários na avaliação de vários analistas são favoráveis ao deputado estadual Paulo Dantas, que disputaria a reeleição, de “caneta na mão”.
“Paulo e o menos conhecido e deverá assumir o Governo com quase 80 por cento de aprovação e com recursos em caixa para dar continuidade a todas ações e investimentos do atual governo, que é o grande eleitor da eleição. Além disso, Dantas vai contar o apoio de Renan e Lula o que lhe coloca, segundo a pesquisa, quando citada essa condição, na frente dos outros candidatos”, aponta o analista..
A pesquisa
A pesquisa foi registada com o número AL-03385/2022 e ouviu 1.992 eleitores com mais de 16 anos. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 2,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
