Política
Delegado está “liberado” para disputar mandato em qualquer partido
Até 2 de abril, quem quiser disputar mandato político este ano terá que se filiar a uma legenda

Como manda a tradição eleitoral, a temporada agora é de escolha de partidos. Até 2 de abril, quem quiser disputar mandato político este ano terá que se filiar a uma legenda. É isso ou não concorre.
E as definições estão sendo tomadas. Alguns mudam ou mudarão de partido como quem troca de roupa nos próximos dias. Todos são livres para isso na “janela” aberta entre 3 de março e 2 de abril deste ano. Ou quase…
A exceção fica para os vereadores. No caso deles, a janela só abre daqui dois anos. A opção é disputar na legenda pela qual foram eleitos ou correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.
Em Maceió alguns vereadores vivem esse dilema. Leonardo Dias e João Catunda, do PSD, Eduardo Canuto e Kelmann Vieira (Podemos), Teca Nelma (PSDB) e Fábio Costa (PSB), por exemplo, tem projetos para disputar as eleições deste ano por outros partidos. Mas só irão se forem “liberados” pelos seus partidos ou se conseguirem uma “justa causa” para mudança de legenda.
Pelos menos um vereador de Maceió recebeu o passe libre esta semana.
“O delegado Fábio Costa está liberado para disputar qualquer cargo, em qualquer partido, desde que seja dentro do nosso grupo”, avisa um importante interlocutor do PSB.
“O prefeito JHC, que também é presidente do PSB, conversou com Fábio Costa esta semana e ficou acertado que o vereador pode mudar de partido se quiser. Ele também pode ser candidato pelo PSB. Os dois tiveram um entendimento. O vereador avisou que é de grupo e que vai disputar o cargo que for melhor para todo o grupo”, disse o interlocutor.
Fábio Costa pode disputar mandato proporcional ou majoritário, a partir de entendimento com o prefeito JHC. “O delegado é um coringa. Joga em qualquer posição”, avisa o interlocutor.
